
Por meio de uma parceria entre a APPA - Arte e Cultura - e o Iepha-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), o Palácio da Liberdade abre suas portas para o público escolar por meio do Programa Receptivo e Educativo e da Visitação Pública. No Programa, estudantes e educadores terão a oportunidade de desvendar os mistérios, as curiosidades, os objetos, as obras de arte e a arquitetura desse edifício que compõe a paisagem urbana da cidade planejada. A visitação escolar tem início com o “Encontro com Educadores: ampliando repertórios culturais”, seguido do agendamento das escolas. Já a Visitação Pública, está aberta para todos os públicos aos finais de semana.
Evento: 4° Encontro com Educadores
1° etapa (sexta-feira) - 05/04 - de 14h às 18h, no Iepha-MG
2° etapa (quinta-feira) - 11/04 - de 16h às 18h, no Palácio da Liberdade.
Evento: 5° Encontro com Educadores
1° etapa (sexta-feira) - 26/04 - de 14h às 18h, no Iepha-MG
2° etapa (quinta-feira) - 09/05 - de 16h às 18h, no Palácio da Liberdade.
Informações e inscrições: www.appa.art.br/palaciodaliberdade
Telefone: 3224-1919 (terça e quarta-feira - 8h às 12h - 14h às 17h)
O projeto de Visitação Escolar é um desdobramento da reabertura do Palácio da Liberdade para Visitação Pública, que, desde dezembro de 2018, está com seus portões abertos para o público espontâneo aos domingos. A segunda parte do programa, promovido pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria entre o Iepha-MG e a APPA - Arte e Cultura, com apoio da a Superintendência de Palácios / Gabinete Militar, é a implantação das visitas escolares. A inscrição de cada escola é precedida por encontros com os professores, que são preparados para protagonizarem a mediação da visita dos seus alunos.
A presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo, destaca que “este é um projeto piloto que buscou, além da reabertura do espaço para a comunidade, preparar o professor para se envolver na visita como protagonista e propositor de reflexões”. Nesse cenário, o projeto de Visitação Escolar também proporciona transporte gratuito para os participantes e alimentação para os alunos da rede pública estadual.
As escolas e professores interessados em visitar o Palácio da Liberdade podem, inicialmente, agendar sua participação nas próximas edições do Encontro com Educadores. As instituições de ensino particulares também podem se inscrever.