
Espaço de saberes, pilar do conhecimento humano, arena democrática, local de preservação da memória e de expansão do pensamento. São tantas as significações que a palavra biblioteca comporta que é difícil estabelecer sua importância em apenas uma frase. Por entender a dimensão desse equipamento cultural e sua relevância para o avanço e consolidação de uma sociedade diversa, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) dá início hoje (14) à mobilização para os trabalhos de recuperação do telhado e do forro do prédio anexo Professor Francisco Iglésias, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. As obras começam na próxima segunda-feira (24).
Com um investimento de cerca de R$1,2 milhão, a área do telhado, de aproximadamente 1.200 m², será totalmente reformada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secult, em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. Os serviços, necessários após as chuvas que assolaram a capital mineira no ano passado e que comprometeram o teto da edificação, compreendem a remoção de toda a cobertura de amianto e madeira. Em seu lugar, será instalada uma nova estrutura, de metal galvanizado trapezoidal. O forro também será totalmente refeito. Além disso, serão instaladas novas calhas, que vão passar por um processo de impermeabilização para impedir que água e outros líquidos atravessem o material.
A obra, que será a primeira da atual gestão, demonstra a força e a importância desse espaço para a cultura e memória do estado. “A Biblioteca Pública Estadual é um equipamento cultural de extrema relevância, porque é referência para as diversas bibliotecas municipais de Minas Gerais. O espaço abriga um acervo robusto, de mais de 500 mil publicações, e consegue expandir suas ações para além da capital do estado”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte.
O superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, da Secult, Lucas Guimaraens também enaltece a iniciativa. “O valor simbólico desta ação é enorme. O governo colocou como prioridade a revitalização de um local que é um dos pilares da democracia e do conhecimento. Isso refletirá na fruição do público, que está há oito meses sem poder acessar todas as dependências da biblioteca”, pontua Lucas.
A previsão é de que a execução das atividades, a ser realizada pela empresa Eficiência Construtora, seja concluída em 120 dias.
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
O prédio-sede da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi inaugurado em 1961, obra do arquiteto Oscar Niemeyer para o governo Juscelino Kubitscheck. A Biblioteca reúne mais de 570 mil exemplares disponíveis, incluindo obras raras e representativas de autores nacionais e estrangeiros, além de grande acervo digitalizado, coleção infantojuvenil, jornais e revistas novos e antigos, audiolivros e acervo em Braille. O espaço também conta com teatro para 220 pessoas, sala de cursos e galeria de arte.
Com mais de 100 mil associados, a Biblioteca recebe cerca de 300 mil visitantes a cada ano.
Em 2000, o equipamento expandiu sua área e também seus serviços, transferindo para o prédio Anexo Professor Francisco Iglésias o setor de Empréstimo Domiciliar e o setor de Referência e Estudos. Em 2014, a Biblioteca foi uma das dez bibliotecas brasileiras selecionadas pelo Edital de Acessibilidade da Fundação Biblioteca Nacional. Através do edital, a instituição está recebendo capacitação para se tornar referência em acessibilidade em Bibliotecas Públicas.
SERVIÇO
BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Anexo Professor Francisco Iglésias | Rua da Bahia, 1.889
Empréstimo Domiciliar, Referência e Estudos e Passarela Cultural:
(incluindo sala de Internet e sala de estudos)
Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Sábado, das 8h às 12h
Edifício Luiz de Bessa | Praça da Liberdade, 21
Infanto-juvenil, Braille, Periódicos e Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Sábado, das 8h às 12h (Clique aqui para verificar o funcionamento nos sábados do mês de maio)
Coleções Especiais, Hemeroteca Histórica e Periódicos:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Recebimento de doações:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (faça contato previamente no 3269 1224 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Site: www.bibliotecapublica.mg.gov.br