
Um dos maiores mestres da arte brasileira do século XX, o pintor Alberto da Veiga Guignard será homenageado durante a tradicional Semana Guignard, que neste ano terá sua nona edição e acontecerá no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, entre os dias 23 e 29 de junho de 2019, toda a programação é gratuita.
O extenso rol de atrações conta com exposições, apresentações artísticas, lançamento de livro, oficina e roda de conversas que visam promover uma verdadeira imersão no universo do artista. O destaque da Semana Guignard de 2019 é o lançamento do caderno para “Colorir Guignard”, da jornalista e bacharel em Letras, Patrícia Lapertosa e desenhos do artista ouro-pretano Edson Lana.
O caderno ‘Colorindo Guignard’ traz 16 desenhos para serem coloridos, selecionados entre desenhos, pinturas e objetos que pertenceram ao artista e que integram o acervo do Museu Casa Guignard. As imagens que foram selecionadas para compor o caderno representam uma pequena mostra do que pode ser apreciado em uma visita ao Museu. Novos cadernos devem ser publicados a seguir, reunindo outros itens do acervo, como as belas paisagens pintadas pelo artista e as fotografias de Guignard quando morador da cidade nos anos 1960.
O Coordenador do Museu Casa Guignard, Gélcio Fortes, apreciador e estudioso da obra de Guignard, afirma que: “A Semana Guignard já se tornou um evento que a cidade abraçou no mês de junho. A noite de São João retira da obra do artista a mais popular das festas brasileiras e coloca na rua, uma das mais emblemáticas produções da pintura brasileira. Palestras, encontros, oficinas continuam agregando ao redor do artista e do Museu, aquilo que Guignard mais prezava: uma sociedade que convive com arte e através dela a possibilidade da formação integral do cidadão. Como o artista costumava dizer “o Brasil me deu Ouro Preto”... e a cidade o tem acolhido, orgulhosa de sua presença!”
A Superintendente de Museus e Artes Visuais, Ana Maria Werneck, reafirma a importância do evento para a comunidade de Ouro Preto: “Todos os anos o Museu Casa Guignard oferece à comunidade de Ouro Preto uma caprichada programação dentro da Semana Guignard, composta por apresentações musicais de qualidade, exposição temporária, palestras e oficinas. Esta é sempre uma excelente oportunidade de estreitarmos nossa relação com o público e para que a trajetória do grande artista, que tanto amou a cidade, seja reconhecida”.
A programação tem início no dia 23 de junho (domingo) com a apresentação da Sociedade Musical São Bom Jesus pelas ruas de Ouro Preto, lançamento do caderno para “Colorir Guignard”, de Patrícia Lapertoda com desenhos de Edson Lana, inauguração da instalação Lenços de Afeto, na Sala de cartões Guignard para Amalita, resultado de uma oficina realizada com o Grupo Mulheres de Fibra na exposição Tradição e Modernidade. Encerrando as atividades do dia, Edson Lana realiza um Concerto de Música Popular Brasileira na sede do Museu Casa Guignard.
Durante a Semana, o Museu Casa Guignard lança o programa de Oficinas intinerantes de desenho e pintura, atividade que será realizada pela equipe do educativo do museu, de 23 a 28 (terça a sexta), em asilos e casas de abrigo da cidade de Ouro Preto e Mariana.
Encerrando a IX Semana Guignard, no dia 29 (sábado) será realizada pela manhã, uma roda de conversa com Marcelo Bortoloti sobre a pesquisa para seu novo livro Uma nova biografia de Guignard e ás 20h, abertura da 13ª Noite de São João, noite cultural inspirada em tema do artista, evento público na Rua Direita com música, dança e comidas típicas nos bares e restaurantes da rua. O evento contará com apresentação do Grupo de Dança Rosários e show da Banda Forró de Bolso.
A XI Semana Guignard é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, da Associação dos Amigos do Museu Casa Guignard, Fundação de Arte Ouro Preto – FAOP, da Rede de Empresários Ouro Preto, Moradores e Empresários da Rua Direita e conta com o apoio da Guarda Municipal de Ouro Preto e Policia Militar de Minas Gerais.
ALBERTO DA VEIGA GUIGNARD
Nasceu em Nova Friburgo (Rio de Janeiro) em 1892 e aos 11 anos mudou-se para a Europa com a família. Lá permaneceu por mais de vinte anos, estudando desenho e pintura em importantes academias na Itália e Alemanha. De volta ao Brasil, em 1929, fixou-se no Rio de Janeiro, instalando seu ateliê no jardim Botânico. No ano seguinte, iniciou a carreira de professor de arte, passando a ensinar desenho e pintura para crianças na Fundação Osório. Em 1940, transferiu-se para a cidade de Itatiaia, também no Rio de Janeiro, onde passou curtas temporadas. Associado a um grupo de jovens amigos artistas, em 1942 organizou um ateliê coletivo, chamado de a Nova Flor de Abacate. Dois anos depois, a convite de Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, mudou-se para a capital mineira.
À frente da escola de pintura que hoje traz o seu nome, Guignard teve papel decisivo na formação da geração de artistas modernistas mineiros. Viajava a Sabará, Lagoa Santa e, com mais frequência, a Ouro Preto, cidade que lhe inspirou e onde residiu nos últimos anos de sua vida. Morreu em Belo Horizonte, em 1962, e está sepultado, conforme seu desejo, na Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto. É considerado um dos maiores pintores brasileiros do século XX.
MUSEU CASA GUIGNARD – MCG
Vinculado à Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e inaugurado em 1986, o museu reúne acervo de desenhos, pinturas, ilustrações, objetos de trabalho e de uso pessoal do artista, fotografias e documentos textuais, que foram adquiridos por meio de doação e compra. Destacam-se a coleção de cartões produzidos pelo artista para Amalita Fontenelle, além de retratos, violão e cama, estes dois últimos com superfícies revestidas por pintura decorativa. Centro de pesquisa e memória da vida e obra de Guignard, o museu oferece uma diversificada programação de ações culturais e educativas baseadas na trajetória do artista como mestre e professor, oficinas, visitas orientadas e ciclo de palestras.
PROGRAMAÇÃO - IX SEMANA GUIGNARD
23 de junho – (domingo)
11h - Abertura com apresentação da Sociedade Musical São Bom Jesus das Flores pelas ruas da cidade.
- Lançamento do Caderno para Colorir Guignard, projeto de Patrícia Lapertosa com desenhos de Edson Lana.
- Inauguração da instalação “lenços de afeto” na Sala de cartões Guignard para Amalita, trabalho realizado em oficina do Grupo Mulheres de Fibra com a exposição Tradição e Modernidade.
- Concerto de Música Popular Brasileira, com Edson Lana.
Local: Museu Casa Guignard
25 a 28 de junho (terça a sexta)
Lançamento do Programa Oficinas Itinerantes de desenho e Pintura do Museu Casa Guignard.
Locais:
Dia 25 – Casa Lar Estrela, em Mariana, de 13 às 17hs.
Dia 26 - Lar São Vicente de Paula, Ouro Preto, de 14 às 17hs
Dia 27 - APAE Ouro Preto, de 8 as 10h
Dia 28 – Abrigo Institucional de Ouro Preto/ unidade II, de 14 às 17hs.
29 de junho (sábado)
10h - Reunião da Associação dos Amigos do Museu Casa Guignard
11h - Roda de conversa com Marcelo Bortoloti sobre a pesquisa para seu novo livro, uma nova biografia de Guignard.
20h - Noite de São João - Noite cultural inspirada em tema do artista, evento público na Rua Direita com música, dança e comidas típicas nos bares e restaurantes da Rua. Apresentação do Grupo de Dança Rosários e Baile show com a Banda Forró de Bolso.
SERVIÇO
Evento: IX Semana Guignard
Data: 23 a 29 de junho de 2019
Entrada: Gratuita
Local:Museu Casa Guignard
Rua Conde de Bobadela (Rua Direita) nº 110 – Ouro Preto/MG
Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira de 12 às 18h, sábado, domingo e feriado de 10 às 15h
Informações e agendamentos: (31) 3551-5155
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Assessoria de Imprensa: Angelina Gonçalves – (31) 3269-1109 | 9 8876-8987