
No dia 29 de setembro, às 11h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica realiza os Concertos para a Juventude. A apresentação será realizada sob a batuta da maestrina convidada Natália Larangeira, jovem regente que participou de uma das dez edições do Laboratório de Regência promovido anualmente pela Orquestra. O concerto terá como tema “Identidades Sonoras”, com as obras Egmont, op. 84: Abertura, de Beethoven; O Moldávia, de Smetana; Dança Húngara nº 5, de Brahms; Contos dos bosques de Viena, op. 325, de J. Strauss Jr.; Pavana para uma infanta defunta, de Ravel; Variações Enigma, op. 36: Finale, de Elgar; e Capricho Espanhol, op. 34, de Rimsky-Korsakov.
Os Concertos para a Juventude têm entrada gratuita e seus ingressos serão distribuídos na bilheteria da Sala Minas Gerais a partir do dia 24 de setembro. A próxima apresentação dos Concertos para a Juventude está marcado para 24 de novembro (Corpo em movimento – Regência de José Soares).
Este concerto é apresentado pelo Ministério da Cidadania, Governo de Minas Gerais, Cemig e Localiza Hertz por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e também da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e contam com o apoio dos Amigos da Filarmônica.
Natália Laranjeira, regente convidada
Formou-se em Regência na UniFiam Faam, na classe dos maestros Abel Rocha e Naomi Munakata. Dentre as orquestras que regeu destacam-se a Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Bohuslav Martinu da República Tcheca, Sinfônica da USP, Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra de Câmara da USP. Foi regente dos corais da Cidade de São Paulo, do CEU Butantã, do CEU Jaguaré e Coral Meninos Cantores de Campinas. Regeu a Orquestra de Cordas do Projeto Guri e a Femina Chamber Orchestra. É regente convidada da Banda Sinfônica Jovem do Guri Santa Marcelina. Como convidada, regeu a ópera Falstaff de Verdi com a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro e alunos da Academia de Ópera, e um ópera gala com a Orquestra do Theatro São Pedro. Atualmente recebe orientação do maestro Cláudio Cruz e participa do movimento Mulheres Regentes, liderado pela maestrina Ligia Amadio. Atua como Regente Titular e Diretora Artística da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e Regente Assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André.
Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Criada em 2008, desde então a Filarmônica de Minas Gerais se apresenta regularmente em Belo Horizonte. Em sua sede, a Sala Minas Gerais, realiza 57 concertos de assinatura e 12 projetos especiais. Apresentações em locais abertos acontecem nas turnês estaduais e nas praças da região metropolitana da capital. Em viagens para fora do estado, a Filarmônica leva o nome de Minas ao circuito da música sinfônica. Através do seu site, oferece ao público diversos conteúdos gratuitos sobre o universo orquestral. O impacto desse projeto artístico, não só no meio cultural, mas também no comércio e na prestação de serviços, gera em torno de 5 mil oportunidades de trabalho direto e indireto a cada ano. Sob a direção artística e regência titular do maestro Fabio Mechetti, a Orquestra conta, atualmente, com 90 músicos provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia, Américas do Sul e do Norte e Oceania, selecionados por um rigoroso processo de audição. Reconhecida com diversos prêmios culturais e de desenvolvimento econômico, ao encerrar seus 10 primeiros anos de história, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais recebeu a principal condecoração pública nacional da área da cultura. Trata-se da Ordem do Mérito Cultural 2018, concedida pelo Ministério da Cultura, a partir de indicações de diversos setores, a realizadores de trabalhos culturais importantes nas áreas de inclusão social, artes, audiovisual e educação. A Orquestra foi agraciada, ainda, com a Ordem de Rio Branco, insígnia diplomática brasileira cujo objetivo é distinguir aqueles cujas ações contribuam para o engrandecimento do país.
O corpo artístico Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é oriundo de política pública formulada pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Com a finalidade de criar a nova orquestra para o Estado, o Governo optou pela execução dessa política por meio de parceria com o Instituto Cultural Filarmônica, uma entidade privada sem fins lucrativos qualificada com os títulos de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e de Organização Social (OS), um modelo de gestão flexível e dinâmico, baseado no acompanhamento e avaliação de resultados.
Os números da Filarmônica de Minas Gerais (dados até 30/06/2019)
1,12 milhão de espectadores
857 concertos realizados
1.092 obras interpretadas
105 concertos em turnês estaduais
39 concertos em turnês nacionais
5 concertos em turnê internacional
90 músicos
606 notas de programa publicadas no site
219 webfilmes publicados (20 com audiodescrição)
1 coleção com 3 livros e 1 DVD sobre o universo orquestral
4 exposições itinerantes e multimeios sobre música clássica
4 CDs pelo selo internacional Naxos (Villa-Lobos e Nepomuceno)
1 CD pelo selo nacional Sesc (Guarnieri e Nepomuceno)
SERVIÇO:
Concertos para a Juventude – Identidades Sonoras
29 de setembro – 11h
Sala Minas Gerais
Natália Larangeira, regente convidada
BEETHOVEN Egmont, op. 84: Abertura
SMETANA O Moldávia
BRAHMS Dança Húngara nº 5 em sol menor
J. STRAUSS JR. Contos dos bosques de Viena, op. 325
RAVEL Pavana para uma infanta defunta
ELGAR Variações Enigma, op. 36: Finale
RIMSKY-KORSAKOV Capricho Espanhol, op. 34
Concerto gratuito
Ingressos distribuídos a partir do dia 24 de setembro de 2019 (terça-feira anterior ao concerto), a partir do meio-dia, somente na bilheteria da Sala Minas Gerais. No dia do concerto, a partir das 9h, serão distribuídos 300 ingressos.
Funcionamento da bilheteria:
Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Bairro Barro Preto
De terça-feira a sexta-feira, das 12h às 20h.
Aos sábados, das 12h às 18h.
Em quintas e sextas de concerto, das 12h às 22h
Em sábados de concerto, das 12h às 21h.
Em domingos de concerto, das 9h às 13h.
Informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br