
No próximo domingo (6/10) o Governo do Estado retoma a tradicional Troca da Guarda do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A solenidade de substituição dos policiais militares responsáveis pela segurança do palácio será acompanhada pelo governador Romeu Zema, pelo secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, além de outras autoridades.
Organizada pela Polícia Militar de Minas Gerais, a Troca da Guarda voltará a ser realizada no primeiro domingo de cada mês, sempre às 9h. A cerimônia é composta por um conjunto de ritos militares que se destacam pela beleza e precisão de movimentos de ordem unida, semelhante às já tradicionais ocorridas em outras cidades do mundo, como Santiago (Chile) e Londres (Inglaterra).
O público poderá assistir a solenidade gratuitamente, da entrada do Palácio. Participarão da Troca os militares da Escola de Formação de Oficiais (EFO), do Batalhão de Polícia de Guardas (BPG), do Regimento de Cavalaria e da Banda de Música da PMMG. Ao término do evento, o Palácio da Liberdade estará aberto à visitação pública, mediante retirada de ingressos gratuitos no site www.sympla.com.br/appa .
Palácio aberto
A Troca da Guarda integra as ações do governo de valorização da cultura e de fomento ao turismo no estado e marca também um novo contexto de atividades culturais no Palácio da Liberdade.
Ícone arquitetônico e uma das edificações mais representativas do estado, o prédio reserva em seu interior obras de arte e mobiliário de época. Após longo período de atividades somente internas, em dezembro ele reabriu suas portas e, recentemente, dobrou os horários de visitação pública, além de ampliar atendimentos a grupos de estudantes.
O espaço está de portas abertas aos sábados e domingos, das 10h às 16h, para receber o público em geral, mediante a retirada de ingressos gratuitos no www.sympla.com.br/appa. Às quartas e quintas-feiras, o Palácio da Liberdade recebe a visitação escolar, com agendamento feito em www.appa.art.br/palaciodaliberdade.
Somente neste ano, o espaço já recebeu quase 20 mil visitantes. Nesse total estão incluídas pessoas recebidas por meio do programa de visitação pública, realizado aos sábados e domingos, e alunos e educadores do programa de visitas escolares, realizado às quartas e quintas-feiras.