No ano em que completa 35 anos de história, a tradicional emissora pública do estado apresenta uma série de novos programas, a partir do dia 28 de outubro, que preenchem a tela e prometem informação, educação, cultura e entretenimento ao público. “Queremos tornar a grade um reflexo das Minas Gerais pensando no mundo”, explica a diretora de Produção e Programação, Marisa Guimarães.
Entre as novidades produzidas pela Rede Minas, está a estreia de “Estações”. Na sua primeira temporada, o programa apresenta o ramal Paraopeba, linha férrea que passava por 39 estações de diversas localidades, de Congonhas a Belo Horizonte. De acordo com levantamento do Iphan, de 2016, apenas 12 ainda estão em uso. A equipe da Rede Minas visitou oito desses. O programa vai ao ar, todas as terças, a partir do dia 29 de outubro, sempre ás 20h30.
A Rede Minas percorre o estado, também, em “Minas da gente”, aos domingos, às 12h. A equipe da emissora realizou uma travessia de dois mil quilômetros e visitou cidades do Vale do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o mais baixo do estado. A realidade desses locais e da população é revelada pela atração a partir de histórias de moradores que, mesmo diante das dificuldades, encontram na vida coragem, força e até arte. Na estreia, dia 3 de novembro, a equipe visita Itabirinha, no Rio Doce.
Novas Temporadas
Além dos produtos inéditos, a Rede Minas também estreia novas temporadas de atrações já consagradas pelo público. Dentre elas: “Cinematógrafo”, programa dedicado aos amantes da sétima arte e que chega em sua quarta temporada apresentando os diversos movimentos cinematográficos; “Retratos da Dança” que leva o palco e os dançarinos para a tela da TV aberta e “Conversações” , programa que traz escritores abordando o universo mágico das letras e da literatura.
Confira todos os detalhes das mudanças da grade e os horários de exibição no site da Rede Minas: www.redeminas.tv