
O cinema mineiro, ganhador de vários prêmios importantes na última década, no Brasil e no exterior, vem sendo acompanhado de perto pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). A subsecretária de Cultura de Minas Gerais, Rute Assis, vem participando de vários encontros com representantes do audiovisual para dialogar sobre ações de fomento e estímulo ao setor.
Na última segunda-feira (21/10), a estrutura da Secult e novos projetos da pasta foram apresentados na reunião da Câmara da Indústria da Comunicação e Audiovisual. O encontro foi realizado na sede do Sistema Fiemg e reuniu representantes da cadeia produtiva cultural do estado. “Precisamos dialogar com o setor produtivo e com os sindicatos, para que os projetos de cultura possam ter mais potencialidade”, afirmou a subsecretária. “Minas Gerais, que são muitas, serão refletidas em editais, que valorizem essas produções”, ressaltou Rute, pontuando que as políticas na área de cultura devem abarcar todo o estado. “Minas não se reduz à sua capital e à região metropolitana”.
Dentre os editais de 2019 está o “Exibe Minas”, no valor de R$ 1 milhão para criação e manutenção de mostras, festivais, cineclubes e eventos de formação no segmento audiovisual, previsto para ser lançado na MAX - Minas Gerais Audiovisual Expo, que ocorre nos dias 28 e 29 de novembro, em Belo Horizonte. Na ocasião, outros editais do programa de fomento ao Audiovisual mineiro serão lançados.
Em outubro, a Secult ainda se reuniu com Breno Nogueira e Pepe Quintero, representantes do Sindicato da Indústria Audiovisual de Minas Gerais (SINDAV), e participou do lançamento da revista Elipse, a primeira dedicada ao audiovisual brasileiro publicada em Minas Gerais. Também foi iniciado um diálogo sobre ações complementares de incentivo ao audiovisual com Gabriel Portela, secretário Municipal Adjunto de Cultura de Belo Horizonte.
Foto: Fernando Libânio