A terceira edição do Seminário Mineiro de Inovação e Pesquisa em Turismo (Sempit) teve início nesta quarta-feira (30/10) e segue até a próxima sexta-feira (1/11). Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Observatório do Turismo em Minas Gerais e em parceria com o Sebrae-MG e com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o evento acontece em Belo Horizonte.
Com objetivo de discutir as perspectivas para o setor no estado, o seminário reúne especialistas de mercado, acadêmicos, pesquisadores e empreendedores para um ciclo de palestras, apresentação de artigos, workshops e tours de experiência a pontos turísticos da capital mineira.
A abertura do 3º Sempit foi realizada pela subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, que deu boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância do encontro. “Um seminário sobre pesquisa e inovação em turismo é extremamente relevante para a nossa realidade. Trabalhamos muito com os dados desses estudos para pensar nas estratégias para o turismo em Minas Gerais e em como trazer as referências do setor para o Estado. Em um encontro como este, temos a chance de identificar novos olhares e ideias. E o poder público, representado aqui pela Secult, está aberto a essa colaboração, principalmente para mostrar, para além do mundo acadêmico, a importância da atividade turística para a economia mineira”, disse Marina.
A conferência de abertura, “Cenários e Tendências do Turismo”, contou com a participação de Patrícia Guedes e Jairo Santos, fundadores do site Passagens Imperdíveis, e da consultora Jeanine Pires, da Pires e Associados. A mediação foi feita pela professora do curso de Turismo da UFMG Daniela Fernandes. Durante a conversa, os especialistas falaram sobre a importância da personalização de experiências turísticas, dos novos perfis de viajantes e de como os comportamentos e tendências dos turistas impactam no setor de viagens e inovação.
A professora do curso técnico em Hospedagem da Universidade Federal de Viçosa campus Florestal, Marcina Nunes, que também é suplemente de um dos membros do Observatório do Turismo de Minas Gerais, levou uma turma de alunos para participar do primeiro dia do Sempit. “Entendo o seminário como uma oportunidade de crescimento profissional para mim e principalmente para os estudantes, que vão expandir seu conhecimento a partir das tendências que importantes especialistas do setor apresentam. É uma forma de incentivá-los a sempre buscarem inovação para que estejam atualizados em seu campo de trabalho”, pontuou a educadora.
A programação do Sempit inclui o painel “Patrimônio alimentar e perspectivas para o desenvolvimento do turismo gastronômico na América Latina e no mundo”, na quinta-feira (31/10). Um dos palestrantes convidados é o cônsul da República do Peru, David Guzmán. “O turismo no Peru muito se deve à nossa gastronomia, que está entre as melhores do mundo. Vou explicar como se deu esse processo e o crescimento que surgiu por meio dele. O governo peruano está disposto a compartilhar experiências e contribuir para a evolução conjunta com Minas Gerais”, disse Guzmán.
No mesmo dia, às 14h, acontece o segundo painel – “Desafios do planejamento turístico em tempos de inovação”, que terá como palestrantes Luiz Gonzaga Godoi Trigo, professor da Universidade de São Paulo (USP), Verônica Feder Mayer, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Jaqueline Gil, fundadora da Amplia Mundo. As palestras são transmitidas ao vivo pelo canal do Observatório do Turismo de Minas Gerais no Youtube.
Os workshops têm como temas, por exemplo, “O mercado das cervejas artesanais”, por Diogo Reis, “Design de Experiências Turísticas”, por Ítalo Mendes, e “Oficina de Degustação”, com harmonização de queijos. Já os tours de experiência serão em pontos como o Circuito Liberdade e o Mercado Central de Belo Horizonte.
Confira AQUI a programação completa.