Com o objetivo de promover reflexões e proporcionar a visibilidade sobre a experiência e produção de artistas negros, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), realiza, até o final de novembro, mês da consciência negra, o programa “Ações Afirmativas: Negritude em Cena”. As atividades são gratuitas e acontecem em Belo Horizonte, entre os dias 31/10 e 23/11.
Trata-se de um ciclo de formação que reúne cursos, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas sobre a temática africana e afro-brasileira. A programação, que ocorre no Palácio das Artes, em espaços como o café, a sala Juvenal Dias e os jardins, inclui rodas de conversa, cursos, aulas-shows e apresentações artísticas em datas variadas. Apenas para os cursos complementares de “Danças Afro-brasileiras” e “Contos e Encantos” é necessário fazer prévia inscrição pelo Sympla.
Entre os temas abordados, sempre com a tentativa de atrelar a formação artística ao ciclo de debates, estão a rentabilidade de produções artísticas de afrodescendentes, narrativas do povo negro, desafios do teatro negro brasileiro e performances e combate ao racismo. As mediações são feitas por professores do Cefart.
Estarão presentes como professores os educadores e contadores de histórias Anair Patrícia e Anderson Ferreira; a diretora, coreógrafa e criadora do Prêmio Zumbi de Cultura, Júnia Bertolino; e as educadoras Iara Pires Viana, Karla Cristina Cerqueira e Rogéria Cristina Alves.
De acordo com o gerente de ensino do Cefart, Lucas Amorim, a iniciativa partiu de uma demanda dos próprios alunos para que as ações já desenvolvidas dentro da grade curricular chegassem, também, ao público externo. “Buscamos trazer a população para o debate a respeito do artista negro, sua inserção no mercado de trabalho e o preconceito do mundo das artes, ainda presente no século XXI. Enquanto centro de formação contemporânea, devemos abarcar toda a multiplicidade da nossa cultura brasileira, então é fundamental abrirmos esse espaço de visibilidade”, explica Amorim, reforçando que os processos de criação que envolvem a cultura africana e afro-brasileira também integram as atividades.
Confira a programação completa:
Ações afirmativas: Negritude em Cena – Cefart
Rodas de Conversa
Data: 31/10; 7, 14 e 21/11
Horário: 19h às 20h30
Local: Café do Palácio das Artes
Curso Complementar “Danças Afro-brasileiras”
Data: 19 e 26/10, 9, 16 e 23/11
Horário: 14h às 18h
Local: Studio B - Cefart
Inscrições: https://www.sympla.com.br/curso-complementar-dancas-afrobrasileiras__674472
Curso Complementar “Contos e Encantos”
Data: 19 e 26/10, 9, 16 e 23/11
Horário: 14h às 18h
Local: Sala do Teatro - Cefart
Inscrições: https://www.sympla.com.br/curso-complementar-sobre-contos-e-encontros__677639
Aula-show
Diálogos Necessários: Educação das Relações Étnico-Raciais
Data: 21/11
Horário: 19h às 20h30
Local: Sala Juvenal Dias
Encerramento
Data: 23/11
Horário: 17h
Local: Jardins Internos, Café do Palácio e entornos
Palácio das Artes: Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro. Telefone: 3236-7400
Fotos: Paulo Lacerda