
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) lança, em 2019, a quarta edição do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais. A iniciativa é uma ação de salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas como patrimônio cultural mineiro. O Iepha-MG, em parceria com os municípios, divulga um roteiro de visitação, apresentando os presépios que são montados nas casas e nos espaços públicos. Em 2018, cerca de 200 presépios e lapinhas foram cadastrados, com a participação de 130 municípios.
Para integrar o roteiro de visitação, os municípios devem cadastrar os presépios no site do Iepha até o dia 10 de dezembro, e a inscrição vale pontos no ICMS Patrimônio Cultural, programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural de Minas Gerais.
Após o prazo final do cadastramento, o guia on-line será disponibilizado no site do Iepha-MG. Tradicionalmente, os presépios recebem visitas até 6 de janeiro, data em que se comemora o dia de Santos Reis.
Tradição e celebração
As folias se tornaram uma tradição expressiva no Brasil e, especialmente, em Minas Gerais, onde a celebração encontrou terreno fértil, fincando raízes em todo o estado, e se perpetuando ao longo dos séculos. O Iepha-MG mapeou, com a ajuda das prefeituras municipais, mais de 1.800 grupos em atividade no estado.
A visitação dos presépios é um dos ritos mais significativos nos giros realizados pelas Folias de Minas, que foram reconhecidas como patrimônio cultural do Estado em 6 de janeiro de 2017.
Foto: Filipe Ávila (Presépio do município de Conceição da Barra de Minas)