Cerimônia de entrega de certificados aconteceu após dois dias encontros para capacitação; edição 2020 é a maior da história.
As empresas habilitadas no programa Minas Recebe 2020, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), estão devidamente certificadas – nesta sexta-feira (13/3), em Belo Horizonte, os representantes dos receptivos e operadoras participaram da cerimônia de entrega dos certificados, evento que também marcou o encerramento dos dois dias de capacitação do programa. O encontro foi realizado na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae-MG), grande parceiro do programa.
A edição deste ano do Minas Recebe é a maior da história do programa, com 115 empresas habilitadas – um aumento de 74% em comparação com 2019, ano em que 66 receptivos e operadoras foram certificados para o programa. Para a subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, o número recorde de empresas habilitadas mostra não só o reconhecimento dos benefícios que o programa oferece, mas também a eficiência da pasta em promover a capilaridade das políticas públicas de turismo no Estado.
Em sua fala aos representantes das empresas, Marina agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da troca de experiências. “Fico muito satisfeita por ver o profissionalismo e a parceria cada vez maiores entre vocês. É com muita alegria que participo desse momento, porque acreditamos que é a partir do micro e pequeno empresário que conseguimos fazer com que o turismo se transforme em Minas Gerais. Vamos trabalhar juntos com colaboração, confiança e criatividade para cumprir nossos objetivos, que são permitir que as pessoas conheçam Minas Gerais, gerar emprego e renda e, além de tudo, realizar sonhos, tanto nossos, enquanto formuladores de política pública, instituições de apoio ao desenvolvimento turístico e empreendedores, quanto dos turistas, que vêm para o estado à procura de experiências satisfatórias”, ressaltou a subsecretária. Marina reforçou, também, que o Minas Recebe é um programa de referência pra outros estados brasileiros.

Capacitação e troca de experiências
A capacitação dos representantes das empresas, que foi realizada também na sede do Sebrae nos dias 11 e 12 de março, incluiu programação específica para as empresas que estão pela primeira vez no Minas Recebe, como alinhamento de conceitos básicos do programa; apresentação da marca Minas e das equipes da Secult e do Sebrae; e oficina de marketing digital. Todos os receptivos e operadoras participaram de painéis sobre temas relevantes para o turismo em Minas Gerais, como “Marketing de Conteúdo & Branding: estratégias para impactar seu negócio”, com palestrantes como Hanna Castor, da Hanna Castor Branding & Strategy, e Tiago Petrock, da Rock Content.
Além disso, a apresentação dos objetivos do Minas Recebe 2020 pela Secult e de novas oportunidades de negócios por meio de experiências, pela Belotur, com a apresentação de Belo Horizonte como destino turístico, entre outras atividades, integraram a programação na sede do Sebrae-MG. Uma visita guiada dos representantes dos receptivos e operadoras ao Mercado Novo, no centro da capital mineira, também foi realizada.
Pela primeira vez a agência “Pegada Ecoturismo”, de Belo Horizonte, é habilitada no programa Minas Recebe e, para um dos sócios, Rafael Freitas, a certificação e a participação nos dias de capacitação representam oportunidades. “Ficamos orgulhosos pela habilitação e por participar desse encontro. Estar junto com outras empresas também habilitadas e ver que todos estão na busca de melhorias e qualificação é muito importante, pois acreditamos que quanto mais agências envolvidas, melhor, pois fortalece o mercado. Foi um encontro muito proveitoso, aprendemos e compartilhamos muitas experiências. Destaco os temas da capacitação que trataram de posicionamento e marketing digital, pois sabemos que o cliente, no geral, começa a busca por agências pelas redes sociais”, afirmou Rafael.
Já a agência de turismo de aventura Canastra 4 You, do município de São Roque de Minas, foi habilitada pela segunda vez no Minas Recebe. O proprietário Hugo Borges valoriza a troca de informações proporcionada pelo programa e já tem resultados para contar. “Fico muito satisfeito de participar do programa mais uma vez, que este ano já me rendeu boas ações, como a parceria com o ator Luan Brum, que recebi para passeios de aventura na Canastra e deu uma boa visibilidade para minha empresa. E o importante de ser habilitado é isso, ter oportunidades de agregar valor com parcerias, principalmente com outras agências, para fortalecer o turismo, a gastronomia, a cultura e o patrimônio de Minas Gerais”, concluiu Hugo.
Após o encerramento do encontro, com a entrega de certificados, os representantes das empresas habilitadas presentes seguiram para o Salão Mineiro da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), no centro de Belo Horizonte, acompanhados de equipes da Secult.

Minas Recebe
O programa oferece às empresas habilitadas diversas ações de apoio à comercialização de destinos nos mercados nacionais e internacionais, além de possibilitar o fortalecimento do grupo por meio da troca de negócios entre as próprias operadoras e receptivos. Qualificação e capacitação dos agentes operadores, participação de reuniões técnicas para fortalecimento do setor, além de viagens de reconhecimento de produtos e destinos, participação em feiras e eventos profissionais são alguns exemplos de benefícios ofertados. Os produtos e contatos dos participantes são divulgados no Portal Minas Gerais, gerenciado pela Secult.
Para se habilitar no Programa Minas Recebe, as agências e operadoras de receptivo devem estar sediadas em Minas Gerais; possuir CNPJ, Cadastur e Inscrição Municipal ativos; emitir nota fiscal ou documento equivalente; operar e comercializar produtos turísticos de Minas Gerais; possuir site, blog ou rede social. O processo de habilitação é aberto no início de cada ano, e os interessados se inscrevem por meio de formulário online no Portal Minas Gerais e envio de documentos comprobatórios à Secult.
A edição deste ano do Minas Recebe é maior da história do programa, com 115 empresas habilitadas – um aumento de 74% em comparação com 2019, ano em que 66 receptivos e operadoras foram certificados para o programa. Para a subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, o número recorde de empresas habilitadas mostra não só o reconhecimento dos benefícios que o programa oferece, mas também a eficiência da pasta em promover a capilaridade das políticas públicas de turismo no Estado.
