Proposta é manter distanciamento social, mas não perder a oportunidade de evidenciar a arte das cidades históricas para a data
Para evitar a aglomeração de pessoas diante dos riscos de contaminação pelo coronavírus, as celebrações da Semana Santa não ocorreram, este ano, em vias públicas das cidades históricas de Minas Gerais que mantêm essa secular tradição. Pensando na valorização da arte em todas as suas dimensões e no incentivo à preservação do patrimônio, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) convidou moradores de Ouro Preto, Mariana e outras cidades que cultivam essa importante manifestação popular religiosa para postarem, em suas redes sociais, registros dessa tradição.
Por meio das hashtags: #JaneladeOuroPreto (iniciativa lançada por moradores e apoiada pela FAOP) e #MemóriaTapetesDevocionais, mais de 80 publicações no Facebook e Instagram destacaram, em imagens e depoimentos, os mantos coloridos e as flores das sacadas das casas, as confecções dos tapetes de serragem que tradicionalmente enfeitam as ruas para o recebimento da Procissão da Ressurreição no domingo de Páscoa, além de outras cenas marcante dessa celebração.
Para a presidente da FAOP, Júlia Mitraud, “essas ações nas redes sociais contribuíram para a preservação do caráter comunitário das festividades da Semana Santa, uma vez que a união de artistas, moradores e turistas para a ornamentação das vias públicas e casas sempre foi uma importante marca dessa manifestação”, destaca.
Procure nas redes sociais pelas hashtags: #JaneladeOuroPreto e #MemóriaTapetesDevocionais e confira as imagens postadas.
Fotos: Filipe Barboza e Gabriela Rangel (Acervo FAOP)