A transmissão será feita pelo Instagram da Biblioteca no sábado, 18 de abril

Em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em parceria com o projeto “Iranti - Ser África”, fará um bate-papo virtual com cinco escritores. Com o tema “Escritores e suas obras infantis”, a conversa vai abordar os desafios e as oportunidades na carreira de quem se dedica a criar histórias para crianças.
O evento será transmito ao vivo pelo Instagram da Biblioteca Estadual no sábado (18/4), a partir das 16h30, e vai contar com a participação dos escritores Beatriz Myrrha (MG), Carol Fernandes (MG), Josias Marinho (RO), Madu Costa (MG) e Pierre André (MG). A mediação é de Magna Oliveira, e o público também poderá participar do bate-papo enviando perguntas para os convidados.
De acordo com a diretora do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Alessandra Gino, o bate-papo virtual é uma oportunidade de aproximar leitores e escritores. “O universo digital é um mundo fantástico e, em tempos de isolamento social, tem se mostrado um forte aliado para continuarmos realizando nossas ações. A facilidade das mídias sociais nos ajuda a aproximar leitores e escritores e a oferecer uma programação diversa para o público”, comenta Alessandra.
Além dessa aproximação com leitores, o evento vai contar com uma ação especial. Os escritores Carol Fernandes e Pierre André farão a doação de dois livros para o acervo da Biblioteca Estadual. Carol Fernandes vai doar a obra Coração do Mar (Crivo Editorial, 2019), que conta a história de Odara, uma menina apaixonada pelo mar e que vive pensando nas aventuras e descobertas que viverá nas águas. Com ilustrações da própria autora, a obra é uma homenagem a Iemanjá.
Já Pierre André vai ceder ao acervo o livro Bichos De-versos (Ed. Matriz Cultural, 2012). A publicação reúne 16 minicontos rimados, engraçados e criativos, que despertam a imaginação do leitor a respeito do mundo dos bichos e suas incontáveis peripécias. Na ocasião, os dois escritores vão ler trechos de suas respectivas obras durante a participação na transmissão da Biblioteca.
A Biblioteca Pública Estadual é um equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e integra o Circuito Liberdade.
Dia Nacional do Livro Infantil
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002 pela Lei n.º 10.402/02. A data é uma iniciativa para evidenciar a importância da leitura, especialmente durante o período de escolarização básica infantil. A data é, também, uma celebração do nascimento de Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.
Foto: Divulgação/Biblioteca/Secult