Trabalho foi realizado por alunos de duas turmas do Curso Técnico em Conservação e Restauro da fundação
A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) realizou, nesta quarta-feira (22/4), a entrega de 12 fotografias pertencentes ao acervo da Escola Municipal Alfredo Baeta, localizada no município de Ouro Preto e que completa 100 anos em 2020. As molduras foram restauradas por alunos da turma XLIII (43) do Curso Técnico em Conservação e Restauro. Já as fotos foram restauradas por estudantes da turma XLIV (44). Todos os trabalhos receberam a orientação de professores e o apoio de técnicos em restauro da FAOP.

As fotografias representam ex-diretores da Escola, além do próprio Alfredo Baeta, político, engenheiro e professor que ajudou a fundar a unidade de ensino. A diretora da Escola Municipal Alfredo Baeta, Maria Regina Gonzaga, explica que “a restauração desse acervo tem o objetivo de resgatar a história da instituição para contextualizar o seu centenário”. A vice-diretora, Ana Maria Gallisa, ressalta a importância do trabalho de restauro. “Agradecemos toda a dedicação dos alunos e da equipe da FAOP no processo de recuperação dessas fotografias, porque esse material representa a preservação da memória de pessoas que tanto se dedicaram à Escola”, explica.
Pela FAOP, participaram da entrega a coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração, Ana Paula Mendes, e a técnica em restauro, Elisa Diniz. O ato foi realizado com equipe reduzida e prezando os devidos cuidados de prevenção e combate ao coronavírus.
A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) é uma entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

Fotos: Filipe Barboza (Assessoria de Comunicação FAOP)