Público continuará contando com programação inédita, mesmo durante o período de isolamento social
A Casa Fiat de Cultura, que integra o Circuito Liberdade, preparou uma série que relembrará suas principais obras, exposições internacionais e mostras temáticas, com apresentação do Programa Educativo da instituição nas redes sociais. São 10 episódios temáticos, que exploram obras icônicas e movimentos artísticos. Já foram exibidos dois vídeos sobre “Caravaggio e seus Seguidores”, uma das mais importantes mostras realizadas pela Casa Fiat no Brasil, em 2012, com destaque para a obra Cabeça de Medusa (1597) – uma das grandes estrelas da exposição, e Ecce Hommo - Cristo Escarnecido ou Homem das Dores (1606 - 1610), de Giovanni Baglione, um dos seguidores de Caravaggio.
O segundo tema da série é o painel “Civilização Mineira” (1959), de Candido Portinari, maior quadro do artista em Minas e em exposição permanente na Casa Fiat de Cultura. São abordados o contexto histórico de Minas Gerais, na época em que o painel foi pintado, e as técnicas utilizadas para fazer uma obra tão grande (2,34 X 8,14 metro). Também foi preparado um vídeo sobre as peças acessíveis, desenvolvidas pelo núcleo de acessibilidade da Casa Fiat de Cultura para que não-videntes possam compreender melhor essa obra tão importante.
A série de vídeos inéditos faz parte da campanha #CasaFiatdeCulturaComVocê, que propõe experiências virtuais às pessoas ao apresentar um olhar sobre a estética das obras, contexto histórico de exposições e processos criativos. “Vamos usar a plataforma digital para apresentar um novo olhar sobre importantes obras que fizeram parte de nossas exposições. É uma oportunidade de estarmos em contato com o público, por meio da oferta inédita de conteúdos com mediação da equipe do educativo”, destaca a gestora da Casa Fiat de Cultura, Ana Vilela.
Outra novidade é que a Casa Fiat de Cultura está disponibilizando para download, nesse período de isolamento social, os catálogos das principais exposições, como “Arte Italiana do Masp” (2006), “Speed: A arte da velocidade” (2007), “A Arte nos Mapas” (2008), “Tarsila e o Brasil dos Modernistas” (2011), “Olhar e ser visto: a figura humana da renascença ao contemporâneo” (2011), “De Chirico: O Sentimento da Arquitetura” (2012), “Caravaggio e seus Seguidores” (2012), “Barroco Itália Brasil: Ouro e Prata” (2014) e São Francisco na arte de mestres italianos” (2018). Os catálogos podem ser baixados, gratuitamente, no site: www.casafiatdecultura.com.br.
Vale destacar que a exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, realizada em 2018, foi eleita, pela publicação Inglesa The Art Newspaper, como uma das 100 mais visitadas no mundo, na categoria old masters. O catálogo da mostra está esgotado desde o término da exposição, que, além de Belo Horizonte, passou pelo Rio de Janeiro e por São Paulo.
A Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braile e atendimento em libras.
Mais de 50 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 14 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico.
A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2,7 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 550 mil participaram de suas atividades educativas. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, que é coordenado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).