Listagem de municípios regionalizados e pertencentes às IGRs está oficialmente publicada.
As Instâncias de Governança Regionais (IGRs) mineiras estão devidamente reconhecidas pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult): foi publicada, nesta terça-feira (7/7), no Jornal Minas Gerais, a listagem dos municípios que participam oficialmente da Política de Regionalização do Turismo da pasta.
Com a publicação, em atendimento aos dispositivos do Decreto Estadual 47687/2019 e à Resolução Secult 16/2020, os Circuitos Turísticos passam a ser reconhecidos oficialmente como IGRs, que somam um total de 44 em todas as regiões de Minas Gerais, tendo 513 municípios regionalizados.
O trabalho destas entidades se dá por meio da integração contínua dos municípios, gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil no sentido de consolidar uma identidade regional e protagonizar o desenvolvimento do turismo na região por meio de alianças e parcerias.
O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, destaca que a certificação das IGRs, que é concluída com a publicação da listagem dos municípios regionalizados, representa um grande avanço na política de Regionalização do Turismo de Minas Gerais. “A partir da certificação, conseguimos dar continuidade à principal estratégia existente hoje na Secult, que é a descentralização da política de turismo no Estado”, diz. Oliveira explica que as IGRs são a ponte para a interlocução da Secretaria junto aos territórios mineiros. “A certificação potencializa processos como compreender a chegada das políticas do Estado nos municípios e monitorar aqueles que fazem parte das IGRs e trabalham as políticas de turismo localmente”.
Para Marina Simião, subsecretária de Turismo da Secult, as IGRs passam a ter um papel importante na identificação das principais demandas, articulação das ações da Secult nas regiões e disseminação de informações e atividades. “Um dos resultados disso é a atualização do Mapa do Turismo Mineiro com informações confiáveis e oficiais e um diagnóstico realista do turismo no estado”, diz Marina.
Para conferir a listagem dos municípios regionalizados, clique AQUI.
Instâncias de Governança Regionais
As IGRs são entidades integradas por municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a participação da sociedade civil e do setor privado.