O encontro online contou com a participação de quase 50 pessoas.

Os planos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) para o retorno das atividades turísticas em terras mineiras foram apresentados durante a reunião extraordinária do Conselho Estadual de Turismo (CET), realizada por meio de videoconferência, nesta terça-feira (7/7).
O encontro online contou com a participação de quase 50 membros do CET. A subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, explicou os pilares da pasta que norteiam o planejamento de recuperação e reabertura gradativa do setor. “Voltar com as atividades turísticas em Minas Gerais é um grande desafio, mas vamos encará-lo de frente e pensar as melhores estratégias para isso, uma vez que defendemos que a retomada da economia do Estado pode ter como bases o turismo, a cultura e a economia criativa, que geram múltiplas possibilidades de emprego e renda”, argumentou.
O plano de retomada, que será lançado em breve pela Secult, prevê, inicialmente, a valorização dos territórios entre os próprios mineiros, o resgate e o estímulo do desejo dos turistas de viajar por Minas Gerais e, principalmente, a garantia da segurança sanitária para que o estado se torne um exemplo de destino confiável e seguro em relação ao combate do coronavírus.
Protocolos
De acordo com Marina Simião, a reunião foi convocada para “solicitar empenho das câmaras temáticas do Conselho e a união de todos os membros, para que, juntos, possamos compartilhar as experiências e desafios que vão surgindo, nivelar demandas e alinhar estratégias e discursos para conseguir obter sucesso na missão de voltar a fazer o turismo funcionar com propriedade em Minas Gerais”. A subsecretária de Turismo relatou que a Secult está em processo de validação de protocolos de retomada junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES), além de alinhamento de parcerias com Senac, Sesc e Sebrae para capacitação dos profissionais do setor e identificação dos procedimentos que serão necessários para fazer a adequação em tempo hábil.
Entre os participantes do encontro estava o diretor de Políticas do Turismo e Inovação da Belotur, Marcos Boffa. “O que tenho visto em todas as reuniões e conversas sobre turismo das quais tenho participado é que estamos em um momento de muita cooperação, em todos os níveis. É a hora de unirmos forças e alinharmos os discursos para as iniciativas em prol do setor, e a Secult pode contar conosco para isso”, afirmou Boffa.
Assim que finalizadas, as propostas do plano de retomada do turismo em Minas Gerais serão oficialmente apresentadas aos conselheiros do CET.
Imagem: Reprodução Google Meets