Atire o primeiro cascalho quem nunca se perdeu em uma das tantas trilhas por Minas Gerais! Ou quem deixou de visitar um atrativo turístico interessante em uma cidade mineira pelo fato deste não ser tão famoso nas redes sociais – situações que são impossíveis quando o passeio é orientado por um guia de turismo, profissão essencial para a atividade turística em qualquer lugar do mundo.
Com a intenção de valorizar esses profissionais e divulgar a segurança e o conhecimento que o trabalho de um guia de turismo envolve, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Rede Minas, lançou, em setembro, a campanha “Turismo em Minas”, em que são veiculados vídeos gravados pelos próprios guias para evidenciar sua atuação, mostrar as belezas de MG e deixar um recado de esperança para os turistas.
A subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, explica que a ideia de divulgar vídeos com mensagens dos guias de turismo surgiu da necessidade de promover o trabalho destes profissionais e divulgar os benefícios que ele promove, como a segurança, confiança e conhecimento em passeios e roteiros turísticos, o que será primordial na retomada do turismo.
“Os guias de turismo podem ser considerados os cartões de visita e de boas vindas dos destinos. Valorizar e referenciar a atuação destes profissionais significa demonstrar a força que eles têm na valorização e fortalecimento dos destinos turísticos, porque são eles que estão na linha de frente com o turista, que prestam serviço de informação, conhecimento e segurança, sabem e indicam o que a região tem de melhor. É um trabalho que envolve a hospitalidade, mas num contexto de qualidade e confiança que faz com que a experiência do viajante seja a melhor possível”, ressaltou a subsecretária.
Os vídeos são gravados por guias de Minas Gerais registrados no Cadastur. O conteúdo é publicado periodicamente nas redes sociais da Secult e na TV, pela Rede Minas.