Programação 2020 provoca reflexões sobre a dimensão política dos corpos em tempos de pandemia e incertezas; Mostra Especial é dedicada Carole Roussopoulos, cujo trabalho é marcado pelo feminismo e pelo ativismo em favor dos direitos LGBT
Uma edição totalmente online não é o único desafio da edição 2020 do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte - FestCurtasBH. A programação virtual - toda gratuita - vai exibir 102 filmes, em 9 mostras, série de debates, oficina e atividades artísticas e pretende instigar o público a questionar a dimensão política dos corpos em tempos pandêmicos. O festival, já consolidado no calendário do audiovisual no país, chega a 22º edição e acontece de 23 de outubro ao dia 1º de novembro. A realização é da Fundação Clóvis Salgado e correalizado pela APPA - Arte e Cultura.
Para abrigar as ações do 22º FestCurtasBH, o Cine Humberto Mauro prepara o lançamento de sua plataforma própria, intitulada cinehumbertomauroMais. Utilizando uma tecnologia própria e exclusiva, esta ferramenta foi pensada para potencializar a experiência do público na fruição dos filmes e das demais atividades que compreendem a programação do festival ao passo que amplia a democratização e descentralização do acesso. "Neste momento virtual, o cinehumbertomauromais, um projeto que se pretende contínuo em nossa programação anual, reafirma o caráter e o comprometimento público de nossas ações. Realizar o lançamento desta ferramenta na 22ª edição do FestCurtasBH posiciona o Cine Humberto Mauro como uma janela de exibição para o mundo" afirma Bruno Hilário, gerente do Cine Humberto Mauro e coordenador geral do FestCurtasBH.
A plataforma está disponível no endereço cinehumbertomauromais.com.br. Outras informações estão disponíveis no site Fefstvial, que também vai disponibilizar a programação e a plataforma de exibição http://www.festivaldecurtasbh.com.br/, além do site da Fundação Clóvis Salgado.
Ao longo dos 10 dias de evento, serão exibidas, diariamente, sessões de filmes do Brasil e de mais 34 países, que ficarão disponíveis online durante 48 horas. Debates, conversas e conferências virtuais complementam a programação do festival, conhecido por traçar um panorama sobre a produção, a poética e a inventividade dos filmes que estão sendo realizados no Brasil e em outros países. Uma das novidades desta edição é que as lives vão contar com a participação do público e de realizadores brasileiros e de outros países. As mostras A Vida das Coisas e Corpo Político e a oficina Corpo Crítico dão tom de questões do cinema e terão debates ao vivo com pesquisadores e realizadores.
"Tivemos que adequar a programação aos novos tempos, mas isso trouxe também boas surpresas. Esta edição online é significativa porque conseguimos trazer para o festival pessoas que dificilmente conseguiriam estar aqui. É muito interessante poder levar essa discussão para além de Minas”, destaca a curadora Ana Siqueira. Ao todo, o festival recebeu 2588 inscrições de 132 países. A realização de um festival de cinema em ambiente virtual possibilitou um maior diálogo com cineastas de outros estados e países, que através de entrevistas exclusivas e debates foram convidados a falar sobre seus processos de criação e produção específicos. Essa articulação conjunta nos dá um panorama consistente sobre o estado da arte da produção mundial no formato curta-metragem. Para o público representa uma amplificação da experiência do FestCurtasBH e cria novos paradigmas para o acesso e a mediação de nossos conteúdos.
Mostra Especial Carole Roussopoulos
Ese ano, a programação traz a Mostra Especial dedicada à realizadora franco-suíça Carole Roussopoulos (1945-2009), cujo trabalho é marcado pelo feminismo e pelo ativismo em favor dos direitos LGBT. Uma oportunidade rara de conhecer o trabalho da diretora, que demorou a ser reconhecida pela sua produção e questões identitárias. Uma entrevista-conferência com a curadora, realizadora e pesquisadora francesa Hélène Fleckinger - falada em francês e disponibilizada com legendas em inglês e português - complementa esta mostra. Além disso, estão previstos mais dois debates ao vivo com pesquisadoras brasileiras sobre a obra da cineasta.
Mostra Competitiva
A mostra competitiva nas categorias Internacional, Brasil e Minas, já tradicional do festival, vai ser avaliada por um Júri Popular, com premiação no valor de 5 mil reais. As competitivas Brasil e Minas terão um debate sempre no dia seguinte da sessão, realizado ao vivo, com representantes de cada filme e mediado por um componente da comissão de seleção. As entrevistas dos realizadores internacionais ficarão disponíveis no site.
Mostras Paralelas
As mostras Corpo Político e A Vida das Coisas retornam ao festival carregadas pelo peso de uma temporalidade que tem nos provocado sufocamento. A pandemia da Covid-19 tornou ainda mais evidente a dimensão política dos corpos. Diante de um presente que parece tão delimitado, marcado pelo isolamento e falta de ar, os filmes que centram corporeidades oferecem a possibilidade viva de movimento e intervenção.
Parte importante do calendário do festival, as mostras Juventudes, Animação e Infantil apresentam um recorte a partir dos filmes inscritos e selecionados, buscando ampliar o diálogo com o público infantil - com sessões para crianças com idades de 4 a 8 anos - e com o público jovem em formação, com sessões para 12 a 16 anos.
A mostra Animação exibe obras que se utilizam de diversas técnicas de animação, não necessariamente são obras infantis.
Oficina Corpo Crítico
A oficina Corpo Crítico aberta ao público mediante as inscrições será ministrada pela pesquisadora e crítica carioca Kênia Freitas. Ela volta ao festival com seu trabalho consistente na oficina Corpo Crítico 2020 - Experimentações Críticas por um Cinema Implicado. A atividade é formativa e gratuita.
Esse evento é realizado pela SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA / MINISTÉRIO DO TURISMO, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA, pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS, FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO. Tem a APPA ARTE E CULTURA como co-realizadora. Conta ainda com a CEMIG e UNIMED (viabilizado pelo incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores), como patrocinadores Master e a CODEMGE como patrocinadora OURO.
Serviço:
FestCurtasBH 22. Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte
Data: 23 de outubro até 1 de novembro
Local: cinehumbertomauromais.com.br
Outras informações: http://www.festivaldecurtasbh.com.br/