Roteiro da press trip incluiu Belo Horizonte, Ouro Preto e Brumadinho
Três dias de um roteiro intenso por Minas Gerais e visitantes deslumbrados pelo que viram e viveram: esse é o resultado da press trip “Revisitando o Brasil – Minas Gerais”, realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). A iniciativa ocorreu entre os dias 26 e 28 de outubro, para jornalistas e influenciadores digitais de outros estados brasileiros.
A viagem foi regada a informações, conhecimento, história, comida mineira, hospitalidade, encantamento, apreciação de belas paisagens e boas surpresas. Vieram ao estado, a convite da Embratur, os influenciadores digitais Emilim Schmitz (@emilimschmitz), Eldo Gomes (@eldogomes) e Camila Castanheira (@acordeiqueroviajar); e os jornalistas Ingrid Coelho (Diário do Nordeste), Paula Calçade (Revista 29 Horas) e Rafael Masgrau (Mercado & Eventos).
O primeiro destino foi Belo Horizonte, com visita a equipamentos do Circuito Liberdade, como o Palácio da Liberdade, Museu Mineiro e Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), ao Mercado Central, ao mirante da Rua Sapucaí e ao conjunto arquitetônico da Lagoa da Pampulha.
Entre muitos registros fotográficos, de vídeo e anotações, os convidados conheceram a história da capital mineira e suas peculiaridades. Todo o passeio em Belo Horizonte foi conduzido pelo guia de turismo Ricardo Menezes, da operadora turística Espinhaço, habilitada no programa Minas Recebe, da Secult.
O segundo dia foi dedicado a Ouro Preto, com visita de jardineira pelos principais atrativos turísticos da cidade, como Museu Casa dos Contos, Casa de Marília e Igreja Nossa Senhora da Conceição. Já nas igrejas Nossa Senhora do Pilar e São Francisco de Assis, a visitação foi interna para conhecer a história da arte em Ouro Preto. Também fizeram parte do roteiro a Mina Santa Rita, para que os convidados conhecessem um pouco da história de como surgiu a mineração no estado, a visita interna e exclusiva ao Museu da Inconfidência e a uma casa de lapidação de pedras e fabricação de joias.
Na visita ao Museu Casa Guignard, os jornalistas e influenciadores digitais foram recebidos pelo vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, pelo secretário adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Silviano Brandão, pelo presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigues Reis, e pela presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Julia Mitraud.
Aos convidados, Paulo Brant falou um pouco do que o turismo significa para Minas Gerais. “Turismo em Minas Gerais é cultura, é apreciação do rico patrimônio histórico do nosso estado, da nossa cozinha mineira, das nossas belezas naturais e da nossa mineiridade, que está presente no afeto e na nossa hospitalidade. Sejam sempre bem-vindos a Minas Gerais”, reforçou o vice-governador.
Em entrevista aos jornalistas e influenciadores, o secretário Leônidas Oliveira falou sobre o reposicionamento de Minas Gerais como destino turístico e sobre a retomada segura e gradual das atividades do setor no estado. “O turismo é uma vocação natural de Minas Gerais, mas vamos potencializá-lo com a projeção do estado para os mineiros, para os brasileiros e para estrangeiros com o programa Minas pra Minas, que tem sua extensão de Minas pra o Brasil e Minas para o Mundo. Os principais segmentos serão a cozinha mineira, que vem se destacando nacional e internacionalmente, o turismo rural e de aventuras, o turismo cultural e de natureza. Além disso, vamos expandir, em Belo Horizonte, o Circuito Liberdade, que passa a contar com equipamentos culturais e elementos fundamentais par ao turismo e para a cultura na capital mineira e no estado como um todo.”, explicou Oliveira.
Em Ouro Preto, o encerramento das atividades foi em uma cervejaria artesanal tradicional da região, e os visitantes puderam ver que o forte da cozinha mineira vai além de queijos, quitandas e pratos tradicionais – a cerveja artesanal tem se tornado uma referência no estado, com premiação nacional e internacional, e que deu a Belo Horizonte um apelido carinhoso: A Bélgica brasileira.
Todo o roteiro em Ouro Preto foi articulado e conduzido pelo guia de turismo Mateus Costa, proprietário do receptivo Desbrava Minas, habilitado no programa Minas Recebe. Ele envolveu o trabalho de outros guias da cidade para que os convidados conhecessem o serviço integrado de turismo no município e seus arredores.
Brumadinho
O roteiro em Brumadinho, terceiro e último destino da press trip “Revisitando o Brasil – Minas Gerais”, incluiu a degustação de produtos típicos da região feitos por produtores locais por meio da Fazenda Boa Vista e visita a ateliês de cerâmica da zona rural do município. A ideia foi mostrar que o município tem atrativos que vão além do Inhotim, inclusive com forte turismo rural e gastronômico.
Os jornalistas e influenciadores também conheceram o distrito de Piedade do Paraopeba, primeira vila no estado, fundada por Fernão Dias, para servir como roça de apoio às tropas que estavam em busca das Serras Verdes. Todo o passeio foi guiado pela guia de turismo Cida Magalhães, do receptivo HT Happy Travel, mais uma empresa habilitada no Minas Recebe. A última parada da viagem foi no mirante do Topo do Mundo, entre Nova Lima e Brumadinho.
Pelos conteúdos que os jornalistas e influenciadores publicaram em suas redes e canais de comunicação e por suas reações durante a viagem, pode-se dizer que o turismo em Minas Gerais continua encantando quem visita o estado pela primeira vez e também aqueles que o revisitam, porque sempre há algo novo para se descobrir nas terras mineiras.
Fotos: Franciele Xavier (Ascom Secult)