Na última quarta-feira, dia 23 de dezembro, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, se reuniu com o prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano de Almeida, e a secretária de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, Nilva Aparecida da Costa, para fazer um diagnóstico e conversar sobre as potencialidades turísticas do município e seu entorno.
Carmo do Paranaíba está inserida no Circuito Turístico Caminhos do Cerrado e capitaneia as cidades localizadas ao redor, se destacando pelos queijos de alta qualidade, pelo patrimônio preservado, pelo café reconhecido internacionalmente e por ser um divisor de águas no Brasil, pois as duas maiores bacias da América sul estão exatamente na região, de um lado a Bacia do Paranaíba, afluente do Rio da Prata, e do outro a Bacia do Rio São Francisco.
Entusiasta do turismo, o prefeito César Caetano apresentou algumas ações do município para ampliar a oferta turística e aumentar o fluxo de visitantes na região, incluindo os eventos agropecuários e projetos que ele deseja implantar, como a rota do queijo e do café, além da valorização da cozinha local. Vale ressaltar que o município tem sido habilitado nos últimos anos para receber o ICMS Turístico.
De acordo com o secretário Leônidas de Oliveira, a região possui grande potencial, com destaque para o turismo rural. “Segundo dados do Google, 52% das pessoas nesse momento de pandemia buscam o turismo em lugares abertos. É a hora! Nesse sentido, o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba se destacam. O tropeiro, nome dos que essas terras conquistaram, deixaram forte herança na cozinha mineira do Cerrado. O queijo é ganhador de prêmios mundo afora, grandes rios, cachoeiras, café e o agronegócio, fundamentais para o desenvolvimento do turismo rural, que é a grande tendência para os próximos anos e vai gerar emprego e renda para a população mineira”, destacou.
Durante a visita, o secretário também conheceu algumas igrejas da cidade e ficou surpreso com a preservação do patrimônio local, mais uma potencialidade a ser explorada pela cidade na busca por atrair mais visitantes para a região.