Agências de turismo receptivo participantes do programa estão distribuídas por várias regiões de Minas Gerais
O processo de habilitação Minas Recebe 2021 está concluído: nesta quinta-feira (21/1), a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) divulgou a lista com as empresas que vão fazer parte do programa de fortalecimento do turismo receptivo da pasta durante todo o ano. Acesse aqui a
e saiba quais são e onde estão localizadas.Ao todo, 84 agências mineiras foram habilitadas no Programa Minas Recebe 2021: todas elas cumpriram os requisitos básicos, que são: possuir sede em Minas Gerais; ter registro ativo no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); ter registro ativo no Cadastur como agência de turismo; possuir inscrição municipal e ter autorização do órgão municipal competente para emissão de nota fiscal ou documento equivalente; operar e comercializar produtos turísticos de Minas Gerais e possuir site, blog ou rede social que divulgue informações atualizadas sobre os produtos turísticos mineiros comercializados.
A solenidade de boas vindas aos participantes será no dia 8 de fevereiro de 2021, por videoconferência. O período de inscrição foi de 1º de dezembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021.
As empresas que tiverem interesse em se habilitar para 2022, as inscrições serão abertas em dezembro de 2021.
Vantagens do programa
Entre as vantagens do programa Minas Recebe está a participação em diversas iniciativas que a Secult realizada com foco na promoção e comercialização do destino Minas Gerais para o trade turístico, como viagens de reconhecimento, press trips, famtours, parcerias com empresas e presença em feiras e eventos nacionais e internacionais.
A subsecretária de Turismo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marina Simião, cita, ainda, uma das principais vantagens de participar do Minas Recebe. “As agências de turismo receptivo que fazem parte do programa contam com um canal gratuito de promoção e divulgação dedicado especialmente a elas no portal Minas Gerais, que é o site com informações turísticas oficiais do estado. O portal somou mais de um milhão de acessos orgânicos em 2020 e possui quase 50 mil itens cadastrados. É uma vitrine com uma capilaridade potente, e o Minas Recebe pode ser considerado um conjunto de vantagens às quais o acesso poderia ser mais difícil se a empresa atuar de forma isolada”, a subsecretária.
Perspectivas para 2021
Para 2021, as perspectivas envolvem diagnostico e acompanhamento das empresas habilitadas; reuniões e encontros de alinhamento técnico; levantamento e encaminhamento de demandas do setor; parcerias e articulações com foco em melhorias de serviços, produtos e destinos turísticos; além de práticas comuns do programa como viagens de reconhecimento, capacitações alinhadas às tendências de mercado e participação em eventos.