A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) deu início às ações formativas do programa Cultura Geraes com a oficina FormaCULTURA. Realizada em parceria com a Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (Amee), o primeiro módulo da atividade começou na segunda-feira (29/3), por meio de plataforma de videoconferência. A iniciativa se estende até quarta-feira (31/3), quando os associados da AMEE conhecerão os mecanismos que compõem o Sistema de Financiamento à Cultura de Minas Gerais.
O programa Cultura Geraes tem o objetivo de promover e democratizar o acesso dos trabalhadores da Cultura aos mecanismos de fomento em Minas Gerais. Por meio de parcerias com entidades dos setores público e privado, a Secult pretende estimular a cadeia produtiva ao disponibilizar, de forma gratuita, cursos e oficinas com foco na elaboração, produção e gestão de projetos culturais. Além disso, estão previstos editais que irão favorecer a formação relacionada à temática.
O primeiro dia de atividades contou com a presença do secretário de Estado adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Silviano Brandão, que apresentou alguns pontos do programa Cultura Geraes. Ele também falou sobre os impactos da pandemia sobre o setor de eventos e ações que podem ser feitas para mitigá-los. “O cancelamento de atividades presenciais teve impacto gigantesco no setor de eventos em Minas Gerais, que é responsável por movimentar expressiva quantia financeira e gerar empregos de forma direta e indireta. Ao longo dos meses que se seguiram, foi possível ampliar o diálogo com trabalhadores do setor cultura e buscar alternativas. O Programa Cultura Geraes é importante para os que atuam no setor, pois a capacitação informa sobre o sistema de financiamento e sobre o máximo aproveitamento dos recursos disponíveis”, apontou o secretário adjunto.
Para o presidente da Amee, Rodrigo Marques, a proposta da Secult em oferecer soluções ao setor é motivo de comemoração. “É gratificante poder contar com esse auxílio em um cenário tão complicado para todos. Nossas demandas e aflições são muitas, assim como a necessidade de uma capacitação de nossos profissionais. Esperamos que, a partir daí, mais editais possam surgir e, em consequência, mais proponentes possam inscrever projetos culturais”, disse.
Formação e conhecimento
Durante a oficina, integrantes da equipe técnica da Superintendência de Fomento Cultural, Gastronomia e Economia Criativa da Secult apresentam aos participantes a estrutura de fomento que estabelece as políticas públicas para a cultura em Minas Gerais. Ao longo dos dias de atividades, são ministrados módulos específicos que explicam as diferentes etapas de financiamento cultural no estado.
O Módulo 1 - Sistema de Financiamento à Cultura de Minas Gerais (29/3), é baseado nos mecanismos que compõem a estrutura ligada ao financiamento cultural em Minas. O Módulo 2 - Elaboração de projetos culturais (30/3) traça um panorama sobre as etapas que envolvem a elaboração de projetos voltados ao fomento cultural. E o Módulo 3 - Gerenciamento financeiro e prestação de contas (31/3) apresenta, de forma esquematizada, o processo de gestão financeira e prestação de contas de projetos contemplados em algum mecanismo de fomento.
Qualificação, formação e profissionalização
Outra ação que compõe o Cultura Geraes é o Secult InFORMA, inciativa que levará aos gestores municipais um conteúdo adequado às demandas desse público, incluindo orientações para elaboração de editais e possibilidades de ações de fomento nos municípios. Também faz parte do Secult InFORMA a oferta de atividades de capacitação e aperfeiçoamento para agentes culturais, especialmente aqueles residentes no interior do estado. O Cultura Geraes também se integra ao Fundo Estadual de Cultura (FEC) por meio de editais que possuem foco na formação de artistas e trabalhadores da Cultura.