Festival completa 15 anos em 2021 e celebra a produção literária do país, além de promover diálogo com Portugal
Realizado em ambiente virtual, o Salão Nacional de Poesia está oferecendo uma ampla programação para o público. Até 29 de maio, artistas, intelectuais e ativistas culturais de Minas Gerais e dos estados de Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina cumprem uma agenda de intercâmbio cultural e artístico. O festival também se estende para outras terras, com um forte diálogo com Portugal.
No domingo (25/4), o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, participa de uma programação especial. Trata-se do Arcádia Brasil-Portugal, conexão digital intercontinental que vai receber artistas luso-brasileiros para celebrar, com intervenções culturais, o aniversário da Revolução dos Cravos, símbolo da libertação portuguesa ocorrida em 1974. Este evento dialoga com a comemoração do 21 de abril, quando a poesia mineira é enaltecida em torno do movimento da Inconfidência Mineira, movimento ocorrido no século XVIII, na Capitania de Minas Gerais. O homenageado deste ano é o poeta e inconfidente Cláudio Manuel da Costa, precursor do Arcadismo brasileiro.
O Abril Poético estreou em 2006 para, agora, no simbólico ano de 2021, completar seu 15º ano de atuação ininterrupta em prol da cultura e educação mineira e nacional. Com o tema “Poesia (e máscara) todo dia” e homenageando o poeta-inconfidente Cláudio Manoel da Costa (1729-1789), o Salão de Poesia de 2021 está acontecendo virtualmente por meio da plataforma StreamYard e gravado no canal LESMATV, no YouTube. A abertura, que ocorreu em 3 de abril, foi realizada em parceria com o Sarau Live, coordenado pelo poeta e jornalista José Edward Lima. O evento também conta com a parceira da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) na realização das atividades.
A programação vai até o dia 29 de maio e, além do conteúdo artístico, debates temáticos, recitais e colóquios integram as ações do festival, que traça uma linha significativa de debates que discutem temas atuais e essenciais neste momento de aguda crise pandêmica e reflexão existencial. Entre os temas, destacam-se: “O trabalho na pandemia” (1º de maio), “O negro no mercado cultural” (16 de maio) e “O futuro da poesia” dia (29 de maio). Ao cabo de sua jornada será apresentado o “Manifesto 22”. O Abril Poético sinaliza ainda com abertura de espaço para novos autores, poesia infantil, teatro, cinema e signatários da cultura popular. Todo este propósito e determinação fortalece integralmente a proposta histórica de intercambiar as artes propondo trocas de experiências, valorando as expressões regionais e construindo a cidadania plena através do conhecimento e da vivência comunitária.
Poesia Minas
A tradição da Poesia Mineira foi assinalada em três eventos especiais para iluminar as vertentes mineiras de nossa produção poética. Entre os dias 17 e 21 de abril foram programados intercâmbios e recitações e das mais variadas regiões de Minas. No dia 15, o Abril Poético celebrou mais uma vez sua parceria fértil com a FLAVIR (Feira Literária das Águas Virtuosas) que acontecerá no Sul de Minas, com sede no município de Lambari. No dia da Inconfidência Mineira (21/4), o subsecretário de Cultura da Secult, Maurício Canguçu, participou de uma atividade on-line, com a leitura de uma poesia em homenagem a Minas Gerais.