Secretário Leônidas Oliveira debateu o tema com outros especialistas
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, foi um dos convidados do Transforma Minas, evento realizado nesta quarta-feira (28/4) pelo Sistema Fecomércio de Minas Gerais e sindicatos empresariais voltado a gestores municipais do estado.
Oliveira abriu o painel “Gestão e Perspectivas do Turismo Pós-Pandemia”, que contou também com a participação do diretor de Relações Institucionais do Senac Nacional, Antônio Henrique Borges de Paula, e da gerente de Turismo Social e Hospitalidade do Sesc em Minas Gerais, Manoela Marques.
“Vamos anunciar, em breve, o projeto de retomada gradual e segura das atividades turísticas para Minas Gerais, que envolve parcerias com outras secretarias estaduais, setor privado e entidades representativas da cadeia produtiva, entre elas, o Sesc. O retorno do turismo no nosso estado será baseado por três eixos, que são a formação de profissionais do setor, a estruturação dos destinos e ações e campanhas de promoção e marketing. Além disso, levantamos as tendências para o turismo desta nova realidade, que mostram a preferência dos viajantes por lugares a céu aberto, por ecoturismo, turismo de aventura e rural, além das experiências, principalmente culturais, ligadas ao significativo patrimônio histórico que o estado abriga, e voltadas para a nossa cozinha mineira”, disse o secretário. Ele destacou que esse diagnóstico demonstra que Minas Gerais tem um potencial turístico de grande relevância, e ações estratégicas têm a capacidade de resgatar a atividade econômica e a geração de emprego e renda para toda a cadeia produtiva. “Vislumbramos um mês de maio com uma curva crescente das atividades turísticas e contamos com o apoio de todo o trade para reforçar o retorno gradual e seguro do turismo em Minas Gerais”, ressaltou Oliveira.
Perspectivas
Manoela Marques apresentou as perspectivas para o turismo no período pós-pandemia e reforçou as palavras do secretário Leônidas Oliveira. “Saúde, higiene, segurança sanitária, turismo ao ar livre, de aventuras, na natureza e de bem-estar e viagens sustentáveis são algumas das perspectivas, e dentro de Minas Gerais temos muita oportunidade para novos roteiros nesse sentido”, pontuou. A gerente de Turismo Social e Hospitalidade do Sesc em Minas comentou, ainda, sobre a importância do desenho de roteiros inovadores no estado e sobre as ações de capacitação promovidas em parceria com a Secult para profissionais de turismo.
Já o diretor de Relações Institucionais do Senac Nacional abordou a potência do turismo para alavancar outras atividades de comércio, bens e serviços. “Para enfrentarmos este novo momento nessa visão de futuro, destaco cinco pontos: humildade, no sentido de escutar, aprender e se unir; entender que a mudança é a única constante que sabemos; o turismo é uma atividade territorial, e nesse ponto as Instâncias de Governança Regionais, por meio da Política de Regionalização do Turismo da Secult, são fundamentais para estruturação e desenvolvimento de um turismo sustentável, seguro e adequado às necessidades atuais; o turismo é uma atividade ligada à economia da experiência, que gera transformações nos envolvidos, o que é um cenário perfeito para Minas Gerais, seja pela sua cozinha, pelas paisagens e natureza, pelos roteiros inovadores, e por todo o potencial do estado; por fim, não podemos falar em desenvolvimento do turismo sem falar em turismo sustentável, com geração de emprego e renda, fomento à economia local e preservação e conservação dos bens naturais e históricos. Queremos estar de mãos dadas com a Secult para apoiar as ações de retomada segura do turismo em Minas Gerais”, destacou Borges de Paula.
Transforma Minas
O Transforma Minas foi organizado pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e sindicatos empresariais com objetivo de contribuir para o fortalecimento de ações que valorizem o comércio de bens, serviços e turismo de Minas Gerais. A iniciativa, direcionada aos gestores municipais do estado, tem o intuito de oferecer subsídios para uma gestão mais sustentável, estratégica e focada em resultados positivos para as cidades mineiras.
O evento gratuito e on-line teve programação diversificada, com temas voltados ao debate dos desafios da administração pública em 2021, os cenários e as oportunidades para as prefeituras, as perspectivas para o futuro pós-pandemia, dentre outros painéis.
Entre os outros convidados estavam o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda; além do time de especialistas que compõem o Sistema Fecomércio MG.