Aula inaugural foi transmitida ao vivo; inscrições seguem abertas durante todo o mês de maio
O curso on-line e gratuito “Captação de Recursos - Interfaces da Cultura e do Turismo”, ofertado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), teve início nesta sexta-feira (7/5).
A abertura do evento foi feita pelo secretário adjunto de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bernardo Silviano Brandão. “Esta é uma iniciativa da Secult, cumprindo seu papel de desenvolver políticas públicas para os setores da cultura e do turismo. O conteúdo foi preparado por uma equipe especialista no tema e esperamos que seja muito bem aproveitado pelos participantes, estimulando-os a participar de processos seletivos e editais nas áreas”, apontou.
A aula inaugural do curso contou com a presença equipe técnica das Subsecretarias de Cultura e de Turismo da Secult, com participação do superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia, Igor Arci, e do diretor de Capacitação e Qualificação da Superintendência de Políticas do Turismo, Márcio Ribeiro. Também fizeram parte da primeira aula convidados que falaram sobre a transversalidade entre cultura e turismo e sobre a prática da elaboração de projetos de captação de recursos, como a secretária de Cultura e Turismo de Santa Luzia, Joana Coelho; a coordenadora do Festival de Folclore de Jequitibá, Valéria Matos; e Frederico Torres, gerente nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Cerca de 350 pessoas acompanharam a transmissão. Até esta sexta-feira (7/5), o curso, disponível na plataforma de Ensino a Distância (EaD) da Secult, já teve 342 inscritos. A aula inaugural foi transmitida ao vivo pelo canal da pasta no Youtube e está disponível AQUI.
As inscrições para participar do curso completo seguem abertas até 31 de maio de 2021 e podem ser feitas neste link.
Captação de Recursos - Interfaces da Cultura e do Turismo
O curso de Captação de Recursos – Interfaces da Cultura e do Turismo tem por objetivo orientar, qualificar e instruir o público interessado em compreender os mecanismos, meios e caminhos para captação de recursos provenientes da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) e do Fundo Estadual de Cultura (FEC).
O curso tem carga horária de 20 horas e, compondo o conteúdo, estão os temas “Cultura e Turismo como Vetores de Desenvolvimento”; “Sistema de Financiamento à Cultura”; “Orientações Gerais para Projetos”; “Fluxo de um Projeto e Dicas de Captação” e “Prestação de Contas”.
Espera-se que, ao final do curso, os participantes possam identificar, com facilidade, pontos importantes para elaboração de projetos destinados à captação de recursos para incentivo do turismo e da cultura; utilizar a plataforma digital Fomento e Incentivo a Cultura, assim como cadastrar um proponente na plataforma digital.