A Filarmônica de Minas Gerais apresenta, nesta quinta-feira (10/6), a ópera “Cartas Portuguesas”, do compositor carioca João Guilherme Ripper, em forma de concerto cênico. A obra, de grande força dramática, narra a paixão da freira portuguesa Mariana Alcoforado por um oficial francês, no século XVII.
As cartas escritas pela religiosa ao seu amado, de dentro da clausura, dão origem ao libreto, também de autoria de Ripper. A montagem trazida a Belo Horizonte pela Filarmônica estreou em São Paulo e em Lisboa (Portugal), no ano passado. O papel principal é vivido pela soprano Camila Titinger; a regência é do maestro convidado Roberto Tibiriçá e a direção de cena é de Jorge Takla.
Participam também as sopranos Érica Muniz, Deborah Bulgarelli e Nívea Freitas. Na mesma noite, a Filarmônica interpretará também a “Sinfonia nº 8 em Fá maior, op. 93” de Beethoven. A apresentação será no dia 10 de junho, às 20h30, na Sala Minas Gerais.
Por enquanto, a autorização para a retomada das atividades da Orquestra não prevê a presença de público na Sala Minas Gerais.
O concerto terá transmissão ao vivo para todo o público pelo canal da Filarmônica no YouTube.
Imagem: João Guilherme Ripper (Crédito: Ana Branco)