Encontro contou com homenagem a ex-conselheiros e apresentação do diagnóstico da Política de Regionalização do Turismo de Minas Gerais
O atual cenário do Turismo em Minas Gerais e as perspectivas e ações da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) para contribuir na retomada gradual e segura das atividades do setor foram temas da 50ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (CET). O encontro ocorreu nesta segunda-feira (28/6) por meio de videoconferência.
O presidente do CET e secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, fez a abertura da reunião, destacando o Programa Reviva Turismo.
“A meta é posicionarmos Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país, além de gerar 100 mil empregos até 2022. Reforço que, muito mais do que promover o estado como destino, o desenvolvimento do turismo significa geração de emprego e renda e desenvolvimento socioeconômico, e é essa a nossa principal pauta do diálogo com os diversos parceiros do governo e com a sociedade. Há uma série de ações dentro do Reviva Turismo, como o Gerais + Minas, o Selo Evento Seguro, os webinários de capacitação, e tantas mais para acontecer, muito em breve, que envolvem a transversalidade entre turismo e cultura e buscam incentivar a retomada gradual e segura das atividades, retomando a confiança do trade nestes setores. Continuamos em constante diálogo com todas as entidades representativas, além do poder legislativo e do Ministério do Turismo, para o entendimento de demandas e elaboração conjunta de estratégias para promover cada vez mais o turismo em Minas Gerais”, ressaltou o secretário.
Participaram do encontro, entre outros, representantes do Ministério do Turismo (MTur), que apresentaram o Painel de Investimentos; da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG), que falaram sobre o projeto “Vai Turismo”.
Como forma de reconhecimento a profissionais que se destacaram por seu empenho nas atividades enquanto conselheiros, o Conselho Estadual de Turismo fez uma homenagem à Marina Pacheco Simião e Hans Eberhard Aichinger, entregando a eles um certificado de Moção Honrosa.
Câmaras temáticas
A partir desta Reunião Ordinária do CET, os coordenadores das câmaras temáticas do Conselho apresentarão suas ações e planejamentos. Nesta edição, apresentaram os coordenadores das câmaras de Normatização, Fátima Mafra; Segmentação Turística e Regionalização, Hernani de Castro Júnior; e de Tendência e Inovação do Turismo, Milena Soares. Nas próximas, serão ouvidos os coordenadores das câmaras temáticas Infraestrutura, Financiamento e Investimento; Capacitação, Qualificação e Profissionalização do Turismo e Promoção, Comunicação e Apoio à Comercialização.
Reviva Turismo
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) lançou, em maio de 2021, o Programa Reviva Turismo, elaborado para incentivar o retorno gradual e seguro das atividades turísticas.
Baseado em quatro eixos de atuação – biossegurança, capacitação, estruturação e promoção e marketing de Minas Gerais como destino turístico – o programa é conduzido em consonância com o plano Minas Consciente e vai investir cerca de R$ 17,5 milhões em 2021, por meio de parcerias público-privadas e patrocínios. A meta é que o Turismo gere 100 mil empregos no estado até 2022, colocando Minas entre os três principais destinos do país.
Entre as diversas ações do Reviva Turismo que já tiveram início estão o programa Gerais+Minas, que tem o objetivo de capturar a mineiridade e transmiti-la para a tela da TV e para as ondas do rádio, por meio da interiorização das grades de programação da Rede Minas e Rádio Inconfidência; o Selo Evento Seguro,concedido pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secult, a estabelecimentos, eventos e atividades culturais e turísticas que cumprem protocolos sanitários durante o período de retomada gradual e segura do turismo; webinários de capacitações que estão disponíveis no canal da pasta no Youtube e ações de promoção e marketing por meio da divulgação dos maiores potenciais turísticos do estado: cozinha mineira, patrimônios histórico, cultural e da humanidade, complexo de estâncias hidrominerais e turismo rural, de natureza, aventura e de experiências.