A Secretaria de Estado de Cultura lança nesta sexta-feira (25 de novembro) a Revista do Arquivo Público Mineiro de janeiro-junho de 2011. Em circulação há 115 anos, a publicação semestral reúne textos, reproduções de documentos históricos e trabalhos inéditos de pesquisadores produzidos a partir do acervo do Arquivo Público Mineiro. O evento acontece às 18 horas, no auditório do Anexo II do Auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, localizado à Rua Goiás, 229, Centro, Belo Horizonte.
Nesta nova edição, a Revista do Arquivo Público Mineiro tem como tema “Minas do Ouro, Minas Indígena”. Coordenada pela professora Maria Leônia Chaves de Resende, do Departamento de História da Universidade Federal de São João del Rei, a publicação traz arquivos e pesquisas historiográficas produzidos nos anos 90 e que têm como foco a questão das populações indígenas no território de Minas Gerais.
A professora Maria Leônia Chaves explica que a década representa um marco para a produção arquivística sobre a presença do índio no Estado, com a abertura dos estudiosos a novas influências metodológicas. Segundo a pesquisadora, os trabalhos produzidos na época incorporaram novos atores sociais, temas e objetos de pesquisa, dando uma perspectiva inédita aos estudos indígenas.
“Ao adotarem a perspectiva dos povos autóctones colonizados, as pesquisas transformam o próprio curso da História de Minas, dando a conhecer uma narrativa inédita e ainda tão pouco difundida, a de nossa Minas Gerais indígena”, ressalta.
Revista do Arquivo Público Mineiro
Idealizada pelo fundador e primeiro diretor do Arquivo Público Mineiro, José Pedro Xavier da Veiga, a Revista do Arquivo Público Mineiro teve o seu primeiro número lançado em 1896. Naquela época, ao apresentar a publicação, Xavier da Veiga afirmava a necessidade de se organizar “séria e sistematicamente” os arquivos administrativos, históricos e políticos dispersos em Minas Gerais.
Desde 2005, graças ao esforço da Secretaria de Estado de Cultura, com apoio do Programa Cultural da Cemig, a Revista do Arquivo Público Mineiro está sendo publicada em uma nova versão, com projeto gráfico moderno que busca honrar a tradição da mais antiga revista de História de Minas Gerais.
A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, ressalta a importância da publicação para a democratização do acesso aos arquivos históricos produzidos no Estado. “A Revista do Arquivo Público Mineiro é a melhor expressão do compromisso histórico assumido pelo governo estadual em preservar, valorizar e divulgar o patrimônio material e imaterial de Minas. Temos orgulho em levar adiante esse projeto tão antigo e tão importante para a memória do povo mineiro”.
Arquivo Público Mineiro
Criado em Ouro Preto em 1895, o Arquivo Público Mineiro é a instituição cultural mais antiga de Minas Gerais. Ele é responsável pela gestão do patrimônio arquivístico produzido pelo Poder Executivo do Estado e dos documentos privados de interesse público e social.
O acervo que hoje está sob tutela do Arquivo Público Mineiro reúne milhares de manuscritos, impressos, mapas, fotografias, filmes, livres, periódicos, entre outros documentos, abrangendo desde o século XVIII até o século XXI. Localizada na Avenida João Pinheiro, 372, a casa que hoje abriga o Arquivo Público Mineiro integra o patrimônio arquitetônico de Belo Horizonte e faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Evento: Lançamento da Revista do Arquivo Público Mineiro
Local: Auditório do Anexo II do Auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – R. Goiás, 229 – Centro
Data: Dia 25 de novembro de 2011
Hora: 18 horas
Informações para a Imprensa:
Alexandre Vaz - Assessor de comunicação - Fone: (31) 3915-2692 / 8677-0358