Importantes parcerias serão firmadas nas áreas de preservação cultural, patrimonial e ambiental
A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras está em Nord-Pas de Calais, região da França, para o II Fórum de Cooperação entre a região e o estado de Minas Gerais. O evento ocorre entre os dias seis e nove de dezembro e conta com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho. Durante a abertura do fórum, nesta terça-feira (06/11), foram assinados oito protocolos que vão permitir a parceria e a troca de experiências em setores como preservação cultural, patrimonial e ambiental, entre outros. Foi lançado ainda o Arcus, programa criado entre universidades mineiras e francesas de estímulo à pesquisa e ao intercâmbio entre as instituições.
O Fórum está sendo organizado pela Secretaria Geral do Governo de Minas, por meio da Assessoria de Relações Internacionais, e pelo governo da região de Nord-Pas de Calais. Com a presença de representantes governamentais, setores privados, acadêmicos e sociedade civil, serão estabelecidos projetos prioritários e uma agenda de trabalho para os próximos dois anos entre as duas regiões.
A vice-presidente do Conselho Regional, Majdouline Sbai, ressaltou os vínculos de solidariedade existentes entre as partes, possibilitando o intercâmbio sistemático de conhecimento gerando desenvolvimento local, envolvendo atualmente oito secretarias de Estado com uma propositiva e consistente agenda de trabalho.
Parceria
Nord-Pas de Calais é um dos estados-irmãos de Minas Gerais. A parceria existe desde 2008, quando foi assinado o Acordo de Irmandade durante viagem oficial do governador Aécio Neves à região. Em abril de 2009, o compromisso foi reafirmado com a assinatura do Acordo de Cooperação entre Minas Gerais e a Região de Nord-Pas de Calais, com o objetivo de elencar setores prioritários para a cooperação. Este segundo acordo foi assinado em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade.
Em desdobramento desse acordo foi elaborada uma agenda de trabalho que detalhou as ações e projetos a serem executados no âmbito da cooperação. A agenda foi divida por temas de interesse comum de Minas Gerais e do Nord-Pas de Calais e elaborada durante o I Fórum dos Atores, evento realizado em outubro de 2009, em Belo Horizonte.
A região de Nord-Pas de Calais, assim como Minas Gerais, tem a sua história cultural e econômica ligadas à atividade mineradora e enfrenta a degradação das áreas que foram exploradas. Naquela região, a atividade de mineração foi extinta há 20 anos, depois de mais de 200 anos de exploração.
Desdobramentos da parceria
A agenda de trabalho elaborada está sendo cumprida conforme o acordado pelas partes e atualmente envolve oito secretarias de Estado (Sisema, Sectes, SEC, Sedru, SES, Setur e Sede), universidades (UFMG, UFOP, Unifei, PUCMinas, UFU, entre outras), e setor privado, mobilizado pelo Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico.
São desenvolvidos projetos para promover a troca de expertise e a disseminação de conhecimento. A metodologia de trabalho utilizada é modelo nas discussões de cooperação descentralizada franco-brasileira e é replicada nos demais acordos de cooperação do Estado, e foi o modelo apresentado à Subchefia de Assuntos Federativo da Presidência da República.
Sobre o Nord-Pas de Calais
Nord-Pas de Calais é uma das 27 regiões da França. Consiste nos departamentos Nord (Norte) e Pas-de-Calais (Estreito de Calais), e faz fronteira com a Bélgica. É presidida pelo socialista Daniel Percheron tendo como centro administrativo Lille, a maior cidade da região (1,5 milhão de habitantes). Foi a primeira província francesa a se industrializar. É uma área dinâmica, de forte agricultura e grande população jovem, além de reunir alto número de instituições de ensino superior. Investe muito na inovação industrial. É uma região densamente povoada, possui cerca de 4 milhões de habitantes e 7% da população total da França, tornando-o quarta região mais populosa do País.