Em 2012, França e o Governo Mineiro assinam acordo de cooperação cultural em Belo Horizonte
![]() |
Visita da Secretária Eliane Parreiras à Europa trará grandes benefícios para Minas Gerais |
Depois de oito dias de visitas e reuniões sobre cooperação na área cultural, a comitiva do Sistema Estadual de Cultura de Minas Gerais encerrou a viagem à Europa, realizada em dezembro de 2011, com saldo positivo. A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, acompanhada da presidente da Fundação Clóvis Salgado, Solanda Steckelberg, e da presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Ana Pacheco, cumpriram intensa agenda de compromissos na França e Bélgica, que incluiu o desenvolvimento de uma parceria cultural entre a Secretaria de Estado de Cultura e o governo da região francesa de Nord-Pas de Calais, além de troca de experiências para a realização de um festival nos moldes da “Nuit Blanche” em Belo Horizonte.
As representantes do Sistema Estadual de Cultura fizeram parte da comitiva do vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho. Durante a viagem a Nord-Pas des Calais, foi realizado o II Fórum de Cooperação entre a região e o governo de Minas, objetivando a assinatura de oito protocolos em áreas como preservação cultural, patrimonial e ambiental.
Na visita à cidade de Lille, principal cidade de Nor-Pas de Calais, a secretária Eliane Parreiras e as autoridades da região francesa intensificaram o diálogo em torno de um acordo de cooperação cultural entre a França e o governo de Minas Gerais. A parceria, cujo foco são as áreas de patrimônio, sítios culturais, museus, cultura digital, economia criativa, artes cênicas e música, prevê ações nas áreas de co-produção, formação e troca de experiências sobre tecnologia de gestão. O termo de cooperação na área de cultura será assinado em Belo Horizonte em 2012.
Além das várias reuniões de trabalho, a comitiva visitou instituições de promoção da cultura francesa, como o Le Fresnoy – Studio Nacional dês Arts Contemporains, o Centro Cultural Oiseau-Mouche, o Musée Piscine, o Centro Cultural Tripostal, além do projeto de revitalização urbana L’Union, que prevê a implantação do Instituto do Mundo Árabe. Na cidade de Lens, a secretária Eliane Parreiras conheceu o projeto de implantação da filial do Museu do Louvre na cidade, cujo projeto arquitetônico é do Sanaa, um dos mais prestigiados escritórios de arquitetura do mundo e responsável por obras como o New Museum de Nova York e a Zollverein School of Management and Design, em Essen, na Alemanha.
Conferência e Visita à Europalia – Em Bruxelas, na Bélgica, a comitiva da Cultura participou da conferência Tool Quiz Newsletter, programa financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional da União Europeia, quando a secretária Eliane Parreiras apresentou as políticas públicas de Cultura de Minas Gerais, em um painel composto por representantes de vários países, que também apresentaram suas experiências na área cultural.
Também em Bruxelas, a comitiva do Sistema Estadual de Cultura visitou a Europalia - International Arts Festival, que elegeu o Brasil como país homenageado em 2011. Entre as atrações do evento está a “Exposição Brazil.Brasil’, que conta entre as obras expostas com uma escultura de São Jorge, feita pelo Mestre Aleijadinho.
![]() |
Secretária Eliane Parreiras em reunião com a Direção de Ações Culturais da Prefeitura de Paris |
Nuit Blanche – A comitiva também passou pela cidade de Paris, onde a secretária Eliane Parreiras, a presidente da FCS, Solanda Steckelberg, e a presidente da Faop, Ana Pacheco, reuniram-se com a Direção de Ações Culturais da Prefeitura da cidade, para troca de informações sobre o festival cultural “Nuit Blanche”, realizado todos os anos na capital francesa, cujo foco é a arte contemporânea e a relação do indivíduo com a cidade e o patrimônio cultural.
Criada em 2002 pela prefeitura de Paris, a “Nuit Blanche” promove durante a madrugada apresentações artísticas em diversas partes da cidade, como instalações de arte contemporânea, concertos e apresentações de artes cênicas, convidando o cidadão a desenvolver uma nova relação com o espaço urbano. A “Nuit Blanche” atrai milhares de turistas à capital francesa, inspirando outras cidades do mundo a realizar festivais semelhantes, como Madri, Miami, Tóquio, Montreal e São Paulo.
Em 2012, em data a ser definida no mês de julho, o governo de Minas Gerais pretende realizar evento semelhante em Belo Horizonte.
Em Paris a secretária foi recebida ainda em instituições culturais como o Centre George Pompidou, o Palais de Tokyo, o Gaité Lyrique, o Théâtre Chatelê e Cité de La Musique com o objetivo de desenvolver cooperações culturais.
![]() |
Secretária Eliane Parreiras entre a vice-presidente do Conselho Regional de Nord Pas-de Calais, Majdouline Sbai (à esquerda), e a Presidente da Fundação Clóvis Salgado, Solanda Steckelberg (à direita). |