![]() |
Museu Mineiro será aberto ao público em janeiro de 2012 e integrará Circuito Cultural Praça da Liberdade |
Na área de museus, o destaque foi o aumento e revitalização de espaços culturais dedicados à preservação do patrimônio material e imaterial, como o Museu Mineiro, que será reinaugurado em janeiro. Nesse sentido, a assessora da Superintendência de Museus e Artes Visuais, Ana Werneck, destacou a reativação do Sistema Estadual de Museu, enquanto o gerente executivo do Circuito Cultural Praça da Liberdade, Carlos Gradim, lembrou do número recorde de 487.509 visitas registradas em 2011 pelos equipamentos do circuito. Gradim lembrou que, para 2012, estão programadas as inaugurações do Centro Cultural Banco do Brasil e do Centro de Tradições Mineiras.
As fundações públicas estaduais também mostraram bons resultados este ano. A presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Ana Pacheco, lembrou o estreitamento das relações da fundação com a comunidade, com a promoção de cursos, exposições e ações educativas na área de preservação e restauro de patrimônio. Já a presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), Solanda Steckelberg, pontuou a realização das óperas La Bohème e Nabuco em 2011, o Festival Internacional de Curtas e a assinatura do termo de cooperação cultural entre a instituição e empresa Telefônica/Vivo.
O acréscimo de mais de 76 mil livros ao acervo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa foi ressaltado pela superintendente de Bibliotecas, Áurea Godinho. Ela também falou sobre as ações de incentivo à leitura, como o projeto “A Hora do Conto e da Leitura”, e o fortalecimento do Sistema Estadual de Bibliotecas foram destacados.
A superintendente do Arquivo Público Mineiro (APM), Vilma Moreira dos Santos, lembrou a aprovação da Lei 11.420/2011, que estabelece a Política Estadual de Arquivos, além da realização da Conferência Nacional de Arquivos, Estapa Regional Sudeste.
![]() |
Aula de informática no Plug Minas |
Plug Minas e Suplemento Literário - A gerente executiva do Plug Minas, Adriana Barbosa, destacou o aumento das ações do programa junto à comunidade. Em 2011, o Plug Minas atendeu a 8.500 pessoas através de seus núcleos. A gerente executiva comentou também sobre a inauguração dos novos núcleos Laboratório de Culturas do Mundo e Uai-Tech.
O editor-geral do Suplemento Literário, Fabrício Marques, chamou a atenção para as cinco edições publicadas este ano e a realização do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura.
Leia mais:
Secretaria de Estado de Cultura de Cultura faz balanço de 2011 e traça perspectivas para 2012
Acordo de resultados e novo site da SEC são destaques em reunião
Emissoras públicas de comunicação destacam construção da Estação de Cultura Presidente Itamar Franco
Superintendentes destacam Núcleos de Interiorização e programas de incentivo à cultura
Confira as ações da SEC previstas para o primeiro semestre de 2012