O Arquivo Público Mineiro - APM disponibiliza na página do SIAAPM - Sistema Integrado de Acesso ao Arquivo Público Mineiro o módulo “Câmara Municipal de Sabará”. O novo conteúdo permite a pesquisa nos documentos produzidos pela instituição ao longo de suas atividades nos séculos XVIII e XIX. O acervo é formado por registros de testamentos, inventários e escrituras; lançamentos e arrecadações de impostos; registros de batismos e falecimentos; registros de patentes, de cartas de usança e de sesmarias; compra e venda de escravos, dentre outros.
A ideia traz como benefício direto o acesso rápido ao seu conteúdo, o que facilita o trabalho de pesquisadores nas áreas de história e genealogia, por exemplo, além de permitir ao cidadão a busca por documentos para a comprovação de direitos.
Clique aqui para ir direto ao conteúdo da Câmara de Sabará no SIAAPM.
A importância dos documentos da Câmara de Sabará
No século XVIII, a descoberta e a exploração das riquezas minerais proporcionaram o surgimento de vários arraiais e lugarejos em Minas. Em 1711, foram criadas as primeiras vilas. Para ser instalada uma vila, a localidade deveria construir pelourinho, cadeia e casa para as sessões da Câmara e do Júri. As Câmaras Municipais eram responsáveis pela administração local. Foram criadas com o objetivo de garantir a execução dos projetos metropolitanos nos municípios e simbolizavam a estabilidade e a continuidade da administração.
O arraial de Sabará, surgido próximo a Roça Grande, no início do século XVIII, era o mais populoso de Minas. Em 1711, o governador Antônio de Albuquerque criou a Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, que foi elevada à categoria de cidade através da lei nº 93, de 6 de março de 1838. Portanto, todo esse acervo produzido desde então, encontra-se disponível, via APM, no site do SIAAPM.