Paulo Lacerda |
![]() |
Segundo a superintendente de Ação Cultural da SEC, Janaína Cunha Mello (à esquerda), a Plataforma tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual, desde a produção até a circulação de produtos audiovisuais |
Foi lançada na última terça-feira (18 de setembro), a Plataforma de Estímulo ao Audiovisual de Minas Gerais, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Ação Cultural, que visa articular e potencializar as ações do Governo de Minas voltadas ao estímulo e fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual.
O lançamento, realizado durante o Seminário Audiovisual do Festival Internacional de Curtas de BH, contou com a participação da superintendente de Ação Cultural da SEC, Janaína Cunha Mello; do diretor de Fomento à Produção Audiovisual, Douglas Resende; da diretora do Minas Film Comission, Carolina Gontijo; e do gerente do Cine Humberto Mauro, Rafael Ciccarini.
Segundo a superintendente de Ação Cultural, Janaína Cunha Mello, o objetivo ampliar o suporte e fortalecer a produção audiovisual do Estado, por meio de um instrumento integrado de estímulo a todas as etapas da produção audiovisual, como formação e capacitação de profissionais; editais de fomento à produção; estímulo à distribuição e exibição nos mercados regional, nacional e internacional; apoio para realização de festivais; entre outras ações.
“Com a Plataforma de Estímulo à Produção Audiovisual, reunimos em uma única ferramenta de gestão todas as iniciativas do Governo de Minas de estímulo ao audiovisual, de modo a contemplar as necessidades da área, como a capacitação e qualificação de profissionais, acesso aos mecanismos de fomento e abertura de mercados para distribuição e exibição”, ressalta a superintendente de Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Janaína Cunha Mello.
A plataforma reúne programas do Governo do Estado voltados ao audiovisual, de forma a sistematizar e potencializar suas ações. Entre os programas integrados estão o Edital Filme em Minas, o Programa de Estímulo ao Audiovisual, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Fundo Estadual de Cultura, o Programa de Formação e Capacitação Artística da Superintendência de Ação Cultural, ações de estímulo aos Festivais de Cinema, o Programa Passaporte, a Rede Minas de Televisão e o Cine Humberto Mauro da Fundação Clóvis Salgado.
Iniciativas integradas na Plataforma de Estímulo à Produção Audiovisual:
. Produção: Filme em Minas, Minas Film Commission, Programa de Estímulo à Indústria Audiovisual
. Capacitação: Realização de oficinas no Programa de Formação e Capacitação Artística
. Informação: Criação do Sistema Estadual de Informação e Indicadores Culturais
. Difusão: Rede Minas, Núcleo de Apoio aos Cineclubes
. Circulação (interiorização/internacionalização): Festival Internacional de Curtas, Mostra Filme em Minas, Minas Film Commission, Circulação do Acervo Filme em Minas
. Formação de público: Cine Humberto Mauro, realização de mostras temáticas, realização de cursos, palestras e debates
. Mercado: Programa de Estímulo ao Audiovisual, Participação no Fundo Setorial do Audiovisual – Prodav, Rodada de negócios, Sindicato da Indústria do Audiovisual de MG