Crédito: Guilherme Maia/Divulgação |
![]() |
O longa nacional "O Palhaço", de Selton Mello, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas entre os indicados ao Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro.
‘O Palhaço’ foi contemplado pela 5ª edição do programa da Secretaria de Estado de Cultura, ‘Filme em Minas’, na categoria ‘Minas Film Comission’. Beneficiado pelo programa, o longa de Selton Mello foi filmado em terras mineiras.
A escolha foi anunciada na manhã de quinta (20), no Rio, por uma Comissão Especial de Seleção formada por oito integrantes, entre eles a secretária do audiovisual do ministério da Cultura, Ana Paula Santana, o cineasta Flávio Tambellini e o crítico José Geraldo Couto.
A decisão se deu após um debate que durou quase três horas, no qual as opiniões foram divididas (dois dos selecionadores, ausentes, enviaram suas opiniões por e-mail); ao final, a comissão chegou a um consenso.
Crédito: Guilherme Maia/Divulgação |
![]() |
"O Palhaço" venceu outros 15 longas que se inscreveram para concorrer à indicação brasileira, como "À Beira do Caminho", de Breno Silveira, "Heleno", de José Henrique Teixeira, "Xingu", de Cao Hamburger e "Billi Pig", de José Eduardo Belmonte.
O longa conta a história do palhaço Benjamin (Selton Mello) e de seu pai, Valdemar (Paulo José), que comandam um circo mambembe durante os anos 70.
A lista dos filmes que concorrerão ao Oscar 2013 será anunciada pela Academia em 10 de janeiro e a premiação acontece em 24 de fevereiro. A última participação brasileira na disputa de melhor filme estrangeiro foi em 1999, quando "Central do Brasil", de Walter Salles, perdeu para o italiano "A Vida É Bela", de Roberto Benigni.
Além dele, apenas três outros longas nacionais concorreram na categoria, sem vitória: "O que É Isso Companheiro?", de Bruno Barreto (em 1998), "O Quatrilho", de Fábio Barreto (1996), e "O Pagador de Promessas", de Anselmo Duarte (1963).
Filme em Minas
O Filme em Minas – Programa de Estímulo ao Audiovisual - é um dos mais conceituados programas de incentivo à produção audiovisual no Brasil. Fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o Filme em Minas é realizado bienalmente e, em cinco edições, já contemplou 143 projetos, totalizando um investimento superior a R$17 milhões.
A última edição do Filme em Minas, para dar conta da diversidade da produção audiovisual do Estado, contou com sete categorias distintas: produção de longas-metragens; distribuição de longas-metragens; finalização; curtas e médias-metragens; formato livre; publicações, preservação e memória; incentivo ‘Minas Film Commission’ ao cinema nacional.
O próximo edital, referente ao biênio 2013/2014, será aberto no primeiro semestre de 2013. Após a publicação, os interessados devem apresentar seu projeto, conforme as regras e prazos estabelecidos no edital. Uma comissão julgadora especialmente convidada vai selecionar os projetos a serem contemplados com o patrocínio. O processo é acompanhado por uma comissão formada por integrantes da Secretaria de Estado de Cultura e da Cemig.