Crédito: Divulgação |
![]() |
Cena do filme Cachoeira (2010) de Sérgio Andrade |
De 13 a 18 de novembro, o Cine Humberto Mauro, do Palácio das Artes, recebe a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A mostra que passa por todas as capitais brasileiras exibirá 37 filmes cuja temática tenha relação com os Direitos Humanos. Para adequar à proposta da mostra, em todos os locais onde os filmes serão exibidos, há acessibilidade a pessoas com deficiência e as sessões contam com sistema de audiodescrição e de closed caption (voltadas a deficientes visuais e auditivos, respectivamente). A entrada é gratuita.
A programação é diversa, contendo uma série de títulos nacionais e estrangeiros. Alguns filmes ainda são inéditos no circuito comercial, muitos receberam prêmios em festivais do Brasil e de outros países.
7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
O grande homenageado do evento em 2012 é o brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade em todo o mundo. Seu trabalho é reconhecido pela sensibilidade e pela capacidade de ouvir o outro, registrando sem sentimentalismos as emoções e aspirações das pessoas comuns. Estão dentro da programação o clássico “Cabra Marcado Para Morrer” (1984), premiado no Festival de Berlim, “Santo Forte” (1999), um mergulho na intimidade de católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca, e “O Fio da Memória” (1991), mosaico sobre a experiência negra no Brasil a partir da figura de um artista popular
As projeções da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul acontecem nas seguintes cidades: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.
A Mostra celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, exibindo filmes produzidos recentemente nos países sul-americanos, criando espaços para que produtores e demais profissionais do cinema possam divulgar seus trabalhos relacionados aos Direitos Humanos.
Mais informações podem ser acessadas em: www.cinedireitoshumanos.org.br.