Crédito: Divulgação |
![]() |
A Secretaria de Estado de Cultura e a Fundação Clóvis Salgado, em parceria com a Companhia Baobá de Dança – Minas celebram o Dia da Consciência Negra com uma série de eventos nos dias 19 e 20 de novembro, no Palácio das Artes. Na ocasião, será entregue o III Prêmio Zumbi de Cultura em referência aos 317 anos de morte de Zumbi dos Palmares.
Serão dez pessoas contempladas pelo prêmio e o critério de escolha é o destaque nos campos da arte negra em Minas Gerais. Integram a programação: rodas de conversa acompanhadas de performances, festa afroliterária, exibições de vídeo e apresentação de coral.
Prêmio Zumbi de Cultura
O Prêmio Zumbi de Cultura será distribuído nas categorias Dança, Teatro, Música, Religiosidade, Personalidade Negra, e Ação Social e Política. O troféu é confeccionado por Jorge dos Anjos, um dos nomes mais expressivos da arte mineira contemporânea.
Em 2012, a cerimônia de entrega do prêmio prestará homenagem à Maria Carlota, conhecida pela sua dedicação na prática do candomblé africano e ao umbandista Nelson Mateus .
Zumbi e a Consciência Negra
Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. A data de sua morte, 20 de novembro, é comemorada em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.
Cia Baobá de Dança
Criada em 1999, a Companhia Baobá de Dança – Minas busca mostrar a beleza e altivez do negro, abordando seu cotidiano e sua cultura, além de ritmos, poesia e dança afro-brasileira. O objetivo da Cia é divulgar a cultura popular das diversas comunidades do território nacional, ressaltando valores e temáticas importantes desses conhecimentos, como oralidade, memória, ancestralidade, identidade e, sobretudo, o notório saber dos mestres populares e a valorização da cultura de matriz africana.