Crédito: Divulgação |
![]() |
O projeto ‘Fazendo Arte’ de Divinópolis, cidade situada no Oeste de Minas, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC), expande suas atividades para o exterior. Pela quarta vez, a coordenadora do projeto Lenir de Castro e a colaboradora Maria José Lemos foram convidadas a participar do ‘Red Latinoamericana-Europa de Tabajo Social Transnacional (Reletran)’ em Zaragoza, na Espanha. O objetivo da presença do ‘Fazendo Arte’ no grande evento é a difusão da metodologia artística desenvolvida pelo grupo mineiro.
Para a coordenadora, o momento mais importante da viagem para participar do Reletran foi a recomendação para o grupo aplicar as suas ações em 11 países da América Latina e Europa, indicação essa advinda do forte envolvimento social e artístico que o projeto proporciona aos envolvidos.
O projeto ‘Fazendo Arte’
O ‘Fazendo Arte’ atende 1,7 mil alunos em 16 escolas do município de Divinópolis. O projeto foi indicado devido à sua vocação de estímulo aos aprendizado de modalidades como artes plásticas, capoeira, viola caipira, flauta, violão, canto, teatro, contação de histórias, danças (clássico/ jazz/ contemporâneo/ folclóricas) às pessoas daquela cidade. A proposta, realizada com benefício da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Gerdau e Somasa e apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e do Centro Cultural Franciscanos.