Asscom/SEC |
![]() |
Parceria entre o Governo de Minas e o Governo Federal irá recuperar e revitalizar a Igreja Nossa Senhora da Conceição, construída no século 17 |
Em seu discurso, a secretária Eliane Parreiras ressaltou a força e a singularidade do sertão mineiro, dando início à celebração do “Dia dos Gerais”, data em que a capital de Minas Gerais é transferida para o Município de Matias Cardoso.
Com grande entusiasmo, a Secretária anunciou a parceria firmada, no mês de outubro, entre o Governo de Minas, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o IEPHA, e o Governo Federal, por meio do IPHAN, para o planejamento e execução das obras de recuperação e revitalização da Igreja Nossa Senhora da Conceição, uma construção do século 17.
“Mais do que um patrimônio de Minas, trata-se de um patrimônio de toda a humanidade, já que ficou comprovado que trata-se da Igreja mais antiga construída em território mineiro. Sua preservação é de suma importância para o presente e as futuras gerações, pois ela é o exemplo maior dessa história que começa a ser resgatada”.
Para o Prefeito de Matias Cardoso, João Cordoval de Barros, esse era um anúncio mais do que esperado. “Foi com grande alegria que recebemos essa notícia, pois vai fazer um resgate histórico da cultura e da importância da nossa região para Minas Gerais, pois já está confirmado que essa é a Igreja mais antiga do estado”.
Por este acordo, o Estado de Minas Gerais se responsabilizará pela elaboração do projeto de recuperação externa e pela restauração dos elementos artísticos da Igreja, enquanto o Governo Federal captará os recursos necessários para a realização da obra.