Asscom/SEC |
![]() |
Medalhas “Matias Cardoso & Maria da Cruz - Comenda Civismo e Consciência dos Gerais” |
As comemorações do ‘Dia dos Gerais’ fazem referência à lendária figura do bandeirante Mathias Cardoso de Almeida, que, em 1660, se fixou às margens do Rio Verde Grande e, posteriormente, do Rio São Francisco, sendo o fundador do Arraial de Morrinhos, hoje a cidade de Matias Cardoso.
A “Medalha dos Gerais – Matias Cardoso e Maria da Cruz” resgata história e tradições culturais, com valorização dos que contribuíram para a integração territorial do Estado. Matias Cardoso de Almeida, capitão e mestre de campo, partiu de São Paulo, em 1673, com 125 homens, organizando lugares de pouso e plantações para suprir a Bandeira de Fernão Dias. Foi fundador das comunidades de Morrinhos, Amparo, São Romão, além de outras nas barrancas do São Francisco, como Porto de Salgados (hoje Cidade de Januária).
Dona Maria da Cruz era casada com Salvador Cardoso de Oliveira, sobrinho de Matias Cardoso de Almeida. Ela administrava sua fazenda ‘Pedras de Baixo’, cuja casa grande era um orfanato. Empregava os jovens, sustentava e cuidava dos enfermos e inválidos e provia a educação dos menores, pagando os mestres de leitura, música e ofício. Pelo prestígio que desfrutavam nos altos sertões do São Francisco e Rio Verde, ela e o filho Pedro Cardoso de Oliveira foram considerados os líderes da revolta contra a cobrança pelos quintos atrasados pelo governador Martinho Mendonça.