Crédito: Iepha |
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), por meio do Programa de Restauração de Acervos, deu início ao processo de recuperação de 19 imagens religiosas. O acervo contemplado pertence aos municípios de Belo Vale, Chapada do Norte, Conceição do Mato Dentro (distrito de Santo Antônio do Norte), Congonhas do Norte, Couto de Magalhães de Minas, Minas Novas, Piranga (distrito de Santo Antônio do Pirapetinga), Serro (distrito de Milho Verde e de São Gonçalo do Rio das Pedras) e Belmiro Braga (distrito de São José das Três Ilhas). Os trabalhos podem ser acompanhados pelo público todas as sextas-feiras, das 9h às 17h.
A expectativa do Iepha é recuperar todas as imagens até dezembro de 2013. De modo geral, as peças apresentam sujidades diversas e aderidas, craquelês, desprendimentos de policromia em áreas pontuais e perda de suportes. Algumas estão em pior estado, como a imagem de Santana Mestra, da Igreja Matriz de São José das Três Ilhas, que está quase totalmente oca e apresenta, praticamente, só a camada de policromia, sustentada por algumas estruturas de veio da madeira.
O Programa Restauração de Acervos, integrante do ‘Minas Patrimônio Vivo’, é uma iniciativa do Iepha para promover a restauração de esculturas religiosas que possuem relevância para as comunidades as quais pertencem.
Aberto a visitas -Durante os trabalhos, membros da comunidade, estudantes, profissionais e curiosos poderão visitar as dependências do Iepha, onde está instalado o ateliê de conservação e restauração das esculturas, para acompanhar os trabalhos. As visitas serão sempre às sextas-feiras, das 9h às 17h. Para grupos maiores, as visitas devem ser agendadas por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Quem não está em Belo Horizonte também pode acompanhar o processo peloblog ‘Restauração de Acervos’, que pode ser acessado no site do Iepha. Quinzenalmente serão postadas fotos e comentários sobre o processo de restauração.
Histórico do projeto
Em 2009, o Iepha iniciou o projeto de Ateliê Vitrine, permitindo ao público o acompanhamento dos trabalhos de restauração de 122 tábuas de cedro que compõem o forro da Igreja Bom Jesus do Matozinhos, de Couto de Magalhães de Minas.
Já em 2010, o Programa Restauração de Acervos recuperou dez imagens de nove municípios (Itapecirica, Chapada do Norte, Campanha, Santos Dumont, Berilo, Minas Novas, Couto de Magalhães de Minas, Córrego do Bom Jesus e Campo Belo). A novidade foi o blog Restauração Ateliê, com grande número de acessos. Também em 2010, com a restauração das fontes das Três Graças (ou dos Desejos) e da escultura da Moça Mirando Espelho D’água, na Praça da Liberdade, o Ateliê Vitrine inaugurou um novo formato: a restauração em espaços públicos. As pessoas que faziam caminhadas ou passavam de carro pela praça puderam acompanhar, dia a dia, as mudanças nas fontes.