Crédito: Divulgação ![]() |
A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), por meio do Programa de Educação Profissional (PEP), abre inscrições até o dia 17 de dezembro para o ‘Curso Técnico em Conservação e Restauro’, da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade. São 60 vagas gratuitas (sem custos de inscrição e mensalidades) para os turnos da manhã, tarde e noite. O formulário de inscrição e o manual do candidato estão disponíveis para download no site da Faop (www.faop.mg.gov.br).
O exame de seleção ocorrerá no dia 13 de janeiro de 2013, com questões de Língua Portuguesa e de Matemática elaboradas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Podem participar do processo seletivo alunos do 2° ou 3° ano do Ensino Médio da rede pública estadual; estudantes do curso de educação de jovens e adultos (EJA), na modalidade presencial; ou qualquer interessado que já tenha concluído o Ensino Médio em instituições públicas ou privadas e não esteja cursando o Ensino Superior. As aulas têm início em abril.
Sobre o ‘Curso Técnico em Conservação e Restauro’ da Faop
Criado pelo famoso restaurador Jair Afonso Inácio, na década de 1970, o curso é considerado a primeira experiência na formação de profissionais regulares dessa área no Brasil. É o único curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) que trabalha nos suportes à escultura policromada, à pintura de cavaletes e ao papel.
A Faop faz o acompanhamento sistemático da inserção no mercado de trabalho dos técnicos formados. Nos últimos três anos, a taxa média de empregabilidade foi de 74,67%, com atuação em museus, arquivos, ateliês particulares, instituições públicas e privadas em todo o país. Vários desses profissionais trabalham também na formação de outros alunos, tanto nos próprios cursos promovidos pela Faop, como em instituições afins.
Teoria dialoga com a prática
Com uma grade curricular total de 1552 horas, o curso é distribuído em quatro módulos. O processo ensino-aprendizagem alia tanto a fundamentação teórico-conceitual quanto a vivência prática.
Simulações são usadas somente nos primeiros módulos. Depois, os alunos contam com peças reais como material didático do curso para trabalhar nos três suportes (escultura policromada, pintura de cavalete e papel). Para concluir a capacitação, os discentes são responsáveis por todo o processo de restauração de uma peça oriunda da comunidade, sob a orientação dos professores de ateliê e apoio da equipe técnica e pedagógica do Núcleo de Conservação e Restauração.
A estratégia de ensino-aprendizagem oferece aos alunos uma formação consistente, com segurança para atuação no mercado de trabalho, e, às comunidades guardiãs, garante o tratamento necessário e adequado aos seus acervos, propiciando longevidade à preservação dos bens. Parte do aprendizado incluso vem de diálogos sobre a conscientização dos valores patrimoniais.
Parceria com o PEP oferece 60 vagas gratuitas
Desde 2008, a Faop é credenciada junto ao Programa de Educação Profissional (PEP) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), programa estruturador do Governo de Minas. O convênio possibilita a oferta anual de 60 vagas gratuitas para o Curso Técnico em Conservação e Restauro. No PEP, a SEE assume o pagamento integral do curso o aluno, o que inclui o material didático.
Sobre o Programa de Educação Profissional (PEP)
O PEP busca prover educação profissional e formação técnica em nível médio, identificando e diagnosticando tendências do mercado de trabalho, necessidades de mão de obra, oportunidades e empregabilidade. O Programa atua no mercado qualificando e aperfeiçoando o cidadão, formando técnicos em vários segmentos e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado.
Em sua 7ª edição, o PEP oferece mais de 50 cursos, em 82 municípios mineiros. Os cursos atendem a doze eixos tecnológicos, sendo eles: Turismo, Hospitalidade e Lazer; Segurança; Recursos Naturais; Produção Industrial; Produção Cultural e Design; Produção Alimentícia; Infraestrutura; Informação e Comunicação; Gestão e Negócios; Desenvolvimento Educacional e Social; Controle e Processos Industriais; Ambiente Saúde e Segurança. Mais informações sobre os cursos do PEP estão no site www.educacao.mg.gov.br.