![]() |
A partir do dia 12 de janeiro de 2013, o Espaço Mari’Stella Tristão, do Palácio das Artes, recebe a exposição“Ao Avesso”, dentro da programação do Verão de Arte Contemporânea, que está esse ano em sua sexta edição.
A mostra de artes plásticas reúne trabalhos que utilizam o bordado como linguagem. Aliando gestos ancestrais a técnicas e modalidades tradicionais e contemporâneas, os artistas dão forma a um universo poético, fértil e instigante.
Cícero Miranda, Gabriela Brasileiro, Margarida Campos, Rachel Leão, Rodrigo Mogiz e Roseli Cota compõem o grupo que ocupará o Espaço, transformando a galeria em um ateliê coletivo, possibilitando trocas de experiências e referências, em um ambiente que oferece, simultaneamente, produção e exposição. Não é só a obra que constitui a mostra, mas sim todo o processo: do feitio à montagem do trabalho, permitindo a participação do público.
Serviço
Evento: Verão de Arte Contemporânea - Ao Avesso
Data: 12 de janeiro a 3 de fevereiro de 2013
Horário: De terça às sábado, das 9h30 às 21h e domingo das 16h às 21h
Local: Espaço Mari Stella Tristão
Classificação Livre
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400
O VAC 2013
A sétima edição do VAC acontecerá entre os dias 11 de janeiro e 03 de fevereiro de 2013 com uma programação que ocupará mais de 29 espaços culturais da cidade, com 43 atrações de Belo Horizonte e convidados de outras localidades do país e do exterior.
Este ano, o festival mantém as áreas já contempladas nas outras edições como teatro, dança, música, artes visuais, cinema, literatura, moda, gastronomia e arquitetura, além de inaugurar um projeto de aproximação do artista com o público, que será realizado em diversos formatos. No campo das artes visuais, há o Circuito de Ateliês, com a perspectiva de um encontro do público com o artista em seu local de trabalho
Em alinhamento ao mesmo conceito, nas áreas de literatura e teatro, acontecerá a mostra Janela de Dramaturgia, que promoverá encontros com os novos dramaturgos de BH. Ainda sobre o teatro, há o fórum “Sobre Rupturas e Separações”, que pretende instalar um diálogo entre a reflexão cênica “A arte de varrer para baixo do tapete” e o debate entre público, artistas e professores doutores da UFMG. Na área da arquitetura, será realizado um seminário envolvendo arquitetos, advogados, políticos e filósofos. Na ocasião, estes profissionais irão divulgar, debater e incentivar novas formas de atuação no âmbito da arquitetura e do urbanismo. Para a gastronomia foi pensado um encontro inusitado no qual Chefs renomados da cidade, integrantes do coletivo Viva Mesa, e os Chefs do Restaurante Popular irão interferir no cardápio regular deste local promovendo novas combinações culinárias, valorizando ingredientes e sabores.
Está mantido no VAC 2013 o Circuito de Museus, inaugurado na edição de 2012, divulgando endereços, horários e locais destas instituições da capital e do interior de Minas Gerais, estimulando o público a um encontro com a cultura e arte do estado e do Brasil. A partir do bom resultado desta experiência, na área da literatura será inaugurado o Circuito de Livrarias com quatro estabelecimentos de Belo Horizonte participantes. No período do VAC, estas livrarias irão promover lançamentos de livros com a presença de escritores, além de outras atividades literárias, como encontros com contadores de histórias, abrindo espaço para uma relação direta do artista com o público.