Reprodução/internet |
![]() |
Nova página do Circuito Cultural Praça da Liberdade na internet traz informação sobre todos os espaços culturais, além de jogos e promoções para os internautas |
O Circuito Cultural Praça da Liberdade, complexo cultural vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, lançou novo portal na internet, com informações dinâmicas e variadas sobre os museus e espaços culturais que compõem o Circuito, bem como sobre o projeto como um todo.
No novo site, os visitantes podem acessar a programação dos equipamentos culturais, participar de jogos e promoções, além de fazer um tour virtual, por meio de fotos tiradas em 360°, para conhecer um pouco mais sobre a Praça da Liberdade e sobre os oito espaços que fazem parte do Circuito atualmente: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro de Arte Popular Cemig, Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal – EBX, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade. A iniciativa permite que usuários conheçam previamente o que há em cada museu/espaço, facilitando a escolha de um roteiro para visitas, entre outros benefícios.
“Essas são algumas das novidades que vêm ampliar nossa interação com belo-horizontinos e turistas de todo o mundo. No novo site, por exemplo, é possível saber previamente todos os serviços oferecidos em cada museu/espaço antes da visita in loco, como a oferta de lanchonetes, acesso à internet sem fio, estacionamentos mais próximos, mapas de localização, dias e horários de funcionamento”, lista a gerente executiva do Circuito Cultural Praça da Liberdade, Cristiana Kumaira. O projeto apresenta o Circuito de forma simples e completa em três línguas: português, inglês e espanhol.
Circuito na rede
Os internautas também já acompanham a programação e novidades do Circuito Cultural Praça da Liberdade pelas redes sociais. São mais de 3.500 curtidores no Facebook e mais de 800 seguidores no Twitter. “Ter acesso a grandes obras e espaços culturais à mão, em qualquer lugar do mundo, já é uma realidade e nosso desafio é melhorar cada vez a prestação desse serviço”, defende Kumaira.
O novo projeto foi desenvolvido pela Izap, agência de web design, e realizado pelo Instituto Cultural Sérgio Magnani, co-gestor do Circuito Cultural Praça da Liberdade em parceria com o Governo de Minas.
Sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade
Um dos mais importantes complexos culturais do país, o Circuito Cultural Praça da Liberdade é o resultado da parceria do Governo de Minas com a iniciativa privada. O objetivo é explorar a diversidade cultural em uma região da cidade com enorme valor histórico, arquitetônico e simbólico. São oito espaços culturais já em funcionamento, além de outros cinco em fase de instalação. Somente em 2012, quase 700 mil pessoas visitaram o complexo. O Circuito é co-gerido pelo Instituto Sérgio Magnani, por meio de parceria com o Governo do Estado.
Espaços em funcionamento: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro de Arte Popular Cemig, Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade.
Espaços em fase de instalação: Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Referência da Economia Criativa Sebrae-MG, Inhotim Escola e Museu do Automóvel.