A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, esteve em viagem internacional na última semana de junho. No roteiro, um importante evento oficial em Nórd-Pas de Calais (França): a celebração dos 5 anos de parceria com Minas Gerais. Com sua presença, a Secretária de Cultura reafirmou o interesse na internacionalização do Estado.
Considerada, tradicionalmente, um território estratégico na Europa, Nórd-Pas de Calais é uma das regiões industriais mais importantes da França. Dunquerque, uma das cidades do pólo, foi a sede da visita oficial.
Minas Gerais possui forte relação com a região francesa de Nórd-Pas de Calais, que em maio recebeu a visita do Governador Antônio Anastasia. Na ocasião, foram assinados dois acordos de cooperação técnica, sendo um com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e outro entre a Escola Nacional de Administração da França, que é considerada a melhor escola de administração pública do mundo, e a Fundação João Pinheiro, referência nacional no assunto. Foram também realizadas reuniões com empresários que irão investir em Minas Gerais, como o Grupo Oxylane e o Grupo Lafarge.
A cooperação com a Região de Nord-Pas de Calais, vigente desde 2009, é a mais ativa de Minas Gerais dentre as parcerias com entes federados estrangeiros. O principal objetivo da parceria é o desenvolvimento regional de Minas Gerais e de Nord-Pas de Calais, por meio de projetos que promovam a troca de expertise e a disseminação de conhecimento, além de atrair investimentos para o estado.
O Governador Anastasia, em reunião com o Governador de Nórd-Pas de Calais, em Lille, Daniel Percheron, iniciou, também, as tratativas para trazer parte dos acervos do Museu do Louvre, um dos mais importantes do mundo, para Minas Gerais.