
A celebração pelos 5 anos da parceria Nord-Pas de Calais (França) com Minas Gerais foi festejada, na última semana de Junho, a bordo do navio Stubnitz, ao som afinadíssimo, e gingado puramente brasileiro, da cantora Aline Calixto. O evento, que contou com a presença da Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, foi um momento simbólico na viagem oficial.
Com jeito mineiro, e algum sotaque carioca, Aline Calixto chama atenção entre os nomes da nova geração do samba. Nascida no Rio, a cantora escolheu Minas Gerais para morar quando foi estudar Geografia em Viçosa. Hoje, adotou Belo Horizonte como sua cidade-ninho.
O samba corre nas veias da cantora, que se orgulha de beber na fonte de grandes nomes da música popular brasileira, como Paulinho da Viola, Roberto Carlos, Dorival Caymmi, Cartola, Tim Maia, Gonzaguinha, Clara Nunes e Elis Regina, além de cravar em Maria Bethânia uma admiração especial.
“Aline Calixto cantou e encantou a todos. Foi uma alegria para a Secretaria de Estado de Cultura participar deste evento que reforça laços de amizade e consolida os interesses mútuos de parceria entre Nord-Pas de Calais e Minas Gerais.”, afirmou Eliane Parreiras.
Apesar de jovem no cenário da música, a cantora já recebeu o importante Prêmio Novos Bambas do Velho Samba (2008), da tradicional casa Carioca da Gema, além de duas indicações - Melhor Cantora de Samba e Melhor Cantora - Voto Popular - na 21ª edição do prestigioso Prêmio da Música Brasileira (2010).