
Com excelentes notícias para o segmento das artes cênicas, a Secretária Eliane Parreiras foi ovacionada, por três vezes, pelo público presente na cerimônia de entrega das premiações do Prêmio Estímulo 2013, hoje (16), no café do Palácio das Artes. A primeira notícia que motivou os aplausos foi a dedicação do Prédio Verde, localizado no Circuito Cultural Praça da Liberdade, às artes cênicas. A edificação será sede do projeto CENA, já promovido pelo Governo de Minas. Na sequência, a Secretária anunciou que haverá a edição 2014 do Prêmio Estímulo e, também, ressaltou que, da 1ª edição até a 6ª – que será ainda este mês – do Prêmio Cena Minas, houve um aumento de 50% nas premiações. Além disso, o Cena Minas vem contemplando, a cada ano, um número maior de grupos. Na 4ª edição, foram 35; na 5ª, 45 e, para a sexta, serão 54 grupos premiados.
A solenidade, que foi presidida pela Presidente da Fundação Clóvis Salgado, contou com a presença de Rômulo Duque, Presidente do Sinparc; Magdalena Rodrigues, Presidente do Sated; Carlucci Ferreira, representante do Movimento Teatro de Grupo; dos premiados: Variável Cinco Produções Artísticas, contemplada na categoria teatro - montagem; Fabiane Aguiar, que venceu na categoria teatro – Prêmio Marcelo Castilho Avellar; Sérgio Leite Souza Penna, que ganhou na categoria dança – montagem e toda a Comissão Julgadora do Prêmio Estímulo às Artes Cênicas 2013. A vencedora da categoria Circulação – Teatro, Jeane Doucas, do município de Viçosa, não pode comparecer à solenidade.
A premiação, distribuiu, ao todo, 270 mil reais para seis novos espetáculos. Os valores variam entre R$ 30 mil e R$ 70 mil para os projetos contemplados, sendo quatro inéditos de Belo Horizonte, na categoria Montagem Teatro e Dança, e um do interior de Minas, na categoria Circulação , já encenado anteriormente.
O Prêmio Estímulo integra a política de fomento às Artes Cênicas do Governo de Minas, viabilizada pela Secretaria de Estado de Cultura e pela Fundação Clóvis Salgado. Entre seus objetivos está o de incentivar a criação, a montagem e a circulação de espetáculos de teatro e de dança. Desde que foi criado, importantes espetáculos foram contemplados com o edital e obtiveram sucesso de público e crítica, como ‘Bolsa Amarela’, da Zero Cia de Bonecos, ‘Todas as belezas do mundo’, da Companhia Clara, e ‘Amores surdos’, do grupo Espanca!, entre outros.