O governador Antonio Anastasia e a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, visitaram, nesta segunda-feira (21), as obras da Sala de Concertos da Estação da Cultura Presidente Itamar Franco, em Belo Horizonte. O prédio abrigará a sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que, desde sua criação, em 2008, já foi aplaudida por mais de 300 mil pessoas. O empreendimento está sendo erguido em um terreno de 14.400 mil metros quadrados, localizado no Barro Preto, região Centro-Sul da capital mineira.
Segundo os responsáveis pelas obras, os desafios desse empreendimento são únicos, devido ao cuidado especial em relação à acústica da sala. Todas as etapas são cuidadosamente acompanhadas por especialistas, já que qualquer desvio em inclinações ou isolamentos inadequados podem interferir na propagação do som em um concerto sinfônico. Com previsão de conclusão em 2014, e investimentos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a obra gera cerca de 500 empregos diretos e outros 500 indiretos.
Para a Secretária de Estado de Cultura, esse complexo irá somar muitas contribuições à cultura em Minas. “A Estação da Cultura Presidente Itamar Franco, que abrigará as sedes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da TV Rede Minas e da Rádio Inconfidência foi desenvolvido especificamente para essas finalidades. Assim sendo, sua almejada construção vem ao encontro de demandas criativas e produtivas muito específicas do nosso Estado”, disse.
Sala de Concertos
A Sala de Concertos terá espaço para 1.400 lugares e foi projetada para receber tratamento acústico diferenciado, com padrão internacional, e sistema de ajuste sonoro para repertórios distintos. O espaço contará com áreas de público, áreas técnicas e salas de ensaios individuais e coletivas, além de infraestrutura para gravações de áudio e vídeo, iluminação cênica, pontos de apoio para equipes de televisão, segurança e demais instalações dotadas de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.
Serão construídos quatro pavimentos de garagens, levando em conta a inclinação natural do terreno, o que resultará em um amplo estacionamento com cerca de 600 vagas, que atenderá ao público em noites de concertos, um importante diferencial em relação às casas de espetáculos existentes hoje. O projeto inclui uma ampla praça, que harmonizará o prédio com o seu entorno.
A acústica tem sido a principal preocupação e será comparável aos melhores exemplos mundiais. A intimidade entre a Orquestra e o público é um aspecto relevante neste projeto, sendo privilegiados parâmetros sonoros e arquitetônicos como proximidade, envolvimento e clareza. A Sala de Concertos terá um desenho inovador, incorporando terraços que se distribuem ao redor do palco e, ao mesmo tempo, resgata a estrutura básica das tradicionais salas de concertos em forma de “caixa-de-sapatos”.
Na fase de desenvolvimento do projeto foram realizados estudos acústicos incluindo um modelo físico em escala. Na maquete, foram testadas as qualidades sonoras do espaço e sugeridos ajustes que foram incorporados ao projeto. Além dos estudos em modelo, foram realizadas várias simulações em computador ao longo do desenvolvimento do projeto.