Uma parceria entre a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e as escolas estaduais do município e região tem levado a arte cada vez mais para perto dos estudantes. A partir das ações do programa Comunidade+Arte, os alunos são estimulados a participarem de oficinas que dão origem a produções artísticas que ficam expostas pela escola ou pela cidade. Este ano, sete escolas da rede estadual de ensino já participaram do programa.
Na Escola Estadual de Antônio Pereira, no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, as oficinas despertaram na estudante do 7º ano do ensino fundamental, Tânia Ellen Martins Ferreira, o interesse por uma técnica chamada ‘Gravura no Isopor’. “Participar da oficina foi muito interessante, porque eu não conhecia a técnica. Também aprendemos muito sobre cores”, conta.
Outra escola que já desenvolve diversas atividades com a Faop é a Escola Estadual Dom Pedro II, em Ouro Preto. Para a coordenadora do projeto Reinventando o Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação, Rita Lúcia Passos, as oficinas do programa Comunidade+Arte, é uma das ações que trazem benefícios não só para os alunos, mas também para os professores.
“Os nossos alunos fizeram pintura em três murais da escola. Foram mais ou menos três dias de oficinas. Como professora achei tudo muito legal, porque eles projetaram os trabalhos dos alunos e foram fazendo o desenho a partir da sombra do retroprojetor. Nas oficinas eles trabalharam coisas que posso levar para as minhas aulas”, afirma Rita.
Segundo a pedagoga da Faop, Cláudia Martinha Barbosa, o programa Comunidade+Arte oferece três oficinas para as escolas. “As escolas que estão sendo atendidas apresentaram essa demanda para a Faop. Estamos trabalhando três oficinas com os alunos e todas com foco na questão patrimonial.Depois que os alunos fazem suas produções selecionamos os melhores desenhos e ampliamos em um espaço escolhidos pela escola, seja em um muro ou painel. Depois retornamos em um segundo dia para fazer o preenchimento do desenho feito pelos alunos. Nesse momento os alunos trabalham as cores. A essência do tapume é que o próprio aluno desenhe e pinte o desenho que ele fez. Estamos ali simplesmente para dar as diretrizes e para mostrar como usar as cores. É um trabalho dele”, destaca a pedagoga da Faop, Claudia Martinha Barbosa.
Comunidade+Arte
O Programa Comunidade+Arte promove mobilização social e cultural nas comunidades, estabelecendo parcerias entre associações de bairro, escolas, pastorais, entidades e grupos culturais. A programação cultural é definida com os parceiros locais oferecendo ações com caráter de sensibilização junto a diversos públicos e faixas etárias.