Temas como economia, meio ambiente, cultura, ensino e tecnologia estarão em destaque no ‘3º Fórum de Cooperação entre o Estado de Minas e a Região Francesa de Nord Pas de Calais’, o Fórum dos Atores, que acontece de 11 a 13 de novembro deste ano.
Os setores de atividade propostos foram escolhidos a partir de temas, que constam do Plano de Ação para a realização da parceria estratégica entre França e Brasil, assinado pelos presidentes dos dois países. O documento abrange temas como desenvolvimento sustentável, tecnologias espaciais, eletrônica, aeronáutica e energia nuclear.
O Fórum dos tem como objetivo aprofundar as relações bilaterais no âmbito cultural, acadêmico e econômico. Os resultados, desde o primeiro Fórum, foram a promoção do intercâmbio cultural e as trocas comerciais entre as nações.
Memória
Primeira província francesa a se industrializar, Nord Pas de Calais é uma área de agricultura acentuada e população jovem, além de reunir muitas instituições de ensino superior. Embora invista na inovação, “a região reivindica e se orgulha de sua memória industrial.
A província dispõe, ainda, de políticas de apoio à formação e fortalecimento dos polos de competitividade e excelência, focados em áreas como saúde, indústrias do comércio, logística e setor automobilístico.